Vaticano: Série mostra contributo de pessoas com deficiência na vida da Igreja

Sínodo sobre a Sinodalidade reflete contributo da Pessoa com Deficiência na Igreja através de série com 4 vídeos

Por ocasião do Sínodo sobre a Sinodalidade, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (DLFV) e a Secretaria Geral do Sínodo envolveram algumas dezenas de pessoas com deficiência, dos cinco continentes numa sessão especial de escuta,  para responder ao convite do Papa Francisco na Encíclica Fratelli tutti: «Tende a coragem de dar voz àqueles que são discriminados por causa de sua condição de deficiência’...» (FT, 98).

Com base nas perguntas do Sínodo «O que é que o Espírito pede à Igreja? Que caminhos se abrem para a Igreja e para os fiéis com deficiências», os participantes elaboraram uma síntese que foi submetida à Secretaria Geral do Sínodo e ao Papa Francisco.

De modo a retratar a sessão de escuta e o encontro com o Papa, o DLFV apresenta 4 vídeos nos quais “alguns dos participantes oferecem os seus rostos e vozes e, sobretudo, a sua contribuição peculiar para a reflexão do Sínodo”, explica a organização no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Para o cardeal Kevin Farrell, Prefeito do DLFV, "a Igreja para ser verdadeiramente sinodal deve ouvir a voz de todos, não excluindo ninguém”.

“Agradeço à Secretaria Geral do Sínodo que, desde o início, apoiou a nossa iniciativa: graças a esta colaboração, a contribuição dos fiéis com deficiência pode chegar aos padres sinodais", afirmou.

Já o cardeal Mario Grech, Secretário-Geral do Sínodo, sustenta que “a conversão sinodal da Igreja envolve também a conversão da Cúria Romana numa chave sinodal. “A experiência com o DLFV é um feliz testemunho  disso e abre novos horizontes e espaços de colaboração para mostrar que a Igreja é verdadeiramente um lar para todos".

O documento de trabalho, para a Fase Continental do Sínodo, destaca a necessidade de criar estruturas apropriadas ao acompanhamento da Pessoa com Deficiência na Igreja.

“Numerosas sínteses apontam para a falta de estruturas e modalidades de acompanhamento apropriadas às pessoas com deficiência e apelam a novos modos para acolher o seu contributo e promover a sua participação”.

A própria Igreja é critica de uma “cultura de descarte” que tende a considerar “com menos valor” uma pessoa com deficiência.

A campanha é acompanhada pelo marcador #TheChurchIsOurHome (A Igreja é a nossa casa), nos canais sociais e Youtube do Vatican News, do DLFV e da Secretaria-Geral do Sínodo.

O primeiro vídeo tem estreia marcada para o próximo dia 6 de dezembro. Toda a serie foi realizada Poti Pictures, divisão cinematográfica da Coop Soc Il Cenacolo, primeira produtora de filmes sociais do mundo a fazer anúncios publicitários, curtas e longas-metragens com atores com deficiências intelectuais.

Imagem: Pexels| Alexandre Saraiva Carniato

Educris|30.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades