Correios portugueses lançam edição de selos dedicada à JMJ Lisboa 2023

150 mil selos vão percorrer o país e o mundo com a imagem do maior encontro de jovens, que decorre em Lisboa no verão de 2023

Os CTT – Correios de Portugal acabam de anunciar uma parceria com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 que vai resultar na emissão de dois selos e um bloco filatélico, onde se apresentam os principais fios condutores da JMJ.

A um ano da JMJ de Lisboa os CTT assinalam a simbólica data de um ano para este encontro com a produção de 150.000 selos e 20.000 blocos que vão espalhar-se por todo o mundo com esta mensagem.

Lançada no passado dia 1 de agosto, em direto na Rádio Renascença, a iniciativa contou com a presença de D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, e de Raul Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT.

“Quando surgiu a oportunidade de colocarmos a circular a JMJ Lisboa 2023 numa edição exclusiva de filatelia, desde logo acolhemos a proposta que os CTT nos fizeram. Estes dois selos e o bloco filatélico têm uma abordagem institucional do ponto de vista de marca nesta primeira edição, tendo por objetivo amplificar e divulgar a Jornada através deste meio, que está em crescente uso.”, realça Jorge Almeida, responsável pela área da marca da JMJ Lisboa 2023.

Para Raul Moreira, diretor de Filatelia dos CTT, sendo a JMJ Lisboa 2023 “o mais importante evento de comunicação que já se realizou no nosso país”, quer pela sua dimensão, relevância da mensagem e presença do Papa, os CTT não poderiam deixar de propor o seu apoio na “divulgação deste acontecimento através dos selos de correio”.

Os CTT desenvolveram também um algoritmo de Realidade Aumentada que vai permitir (através de uma aplicação gratuita) que os smartphones Android ou iOS interpretem a imagem do bloco filatélico e façam correr a mensagem em vídeo do Papa Francisco a convidar os Jovens de todo o mundo para esta Jornada (ver vídeo aqui).

Os CTT emitem selos desde 1853 e a colaboração com a Igreja Católica, a nível filatélico, tem sido uma das mais constantes ao longo dos anos, começando logo em 1895 com a série monumental de selos dedicada aos 700 anos do nascimento de Santo António. Todas as visitas papais foram ilustradas com emissões especiais de selos, assim como todos os momentos marcantes da vida e história da Igreja Católica. Desta forma também o encontro mundial de jovens, que em 2023 se realiza em Lisboa, fará também parte do plano filatélico nacional dos CTT. Para o ano, a visita do Papa Francisco a Portugal será tema central da segunda emissão de selos dos CTT.

Educris com JMJ Lisboa 2023

Educris|04.08.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades