Vaticano: «Cultura de descarte» no centro da mensagem para o Dia Mundial dos Avós

Francisco lembra idosos como “artífices da revolução da ternura”

O Papa Francisco convidou hoje os avós e idosos a continuarem a “dar frutos” e a viverem de forma particular “a dimensão da oração”.

“Esta o instrumento mais precioso e apropriado que temos para a nossa idade. Uma oração confiante pode fazer muito: é capaz de acompanhar o grito de dor de quem sofre e pode contribuir para mudar os corações", afirma o papa na mensagem.

Sob o tema «Dão fruto mesmo na velhice» (Sl 92, 15), o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi hoje apresentado no Vaticano. No documento o santo Padre dirige-se à sua geração para lembrar que quem está numa idade avançada tem uma importante missão: ser "artífices da revolução da ternura" e de "libertarmos o mundo da sombra da solidão e do demónio da guerra". Francisco convida, ainda, a redescobrir essa fase como "dom duma vida longa".

"Muitas pessoas têm medo da velhice. Consideram-na uma espécie de doença, com a qual é melhor evitar qualquer tipo de contacto: os idosos não nos dizem respeito – pensam elas – e é conveniente que estejam o mais longe possível, talvez juntos uns com os outros, em estruturas que cuidem deles e nos livrem da obrigação de nos ocuparmos das suas penas. É a «cultura do descarte»", lamenta.

Instituído em 2021 o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos realiza-se anualmente no quarto domingo de julho, perto da festa de São Joaquim e Sant'Ana, avós de Jesus, de acordo com uma antiga tradição. Este ano a data assinala-se a 24 de julho.

Durante a apresentação da mensagem, também foi anunciado que, nas redes sociais, a iniciativa vai ser marcada com a hashtag #AvoseIdosos, e que vão ser publicados e enviados, a todas as conferências episcopais, uma série de indicações pastorais até o fim de maio.

A organização, a cargo do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, aponta duas modalidades concretas para viver o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: celebrar em cada paróquia uma missa dedicada aos idosos e ir ao encontro dos que não costumam receber visitas. Por outro lado, na Mensagem, o papa afirma que "A visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo".

Educris|10.05.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades