Lisboa: «Bíblias iluminadas Românicas» em exposição para escolas

Iniciativa apresenta percurso com a «produção e circulação da Bíblia em Portugal»

A Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, acolhe, até ao próximo dia 22 de janeiro, a exposição «Bibliotheca Iluminada. Produção e circulação da Bíblia em Portugal. Itinerários dos manuscritos iluminados românicos».

“As Bíblias iluminadas românicas conservadas em instituições portuguesas, e que constituem o núcleo central desta exposição, permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato, alguns deles verdadeiros tesouros artísticos no que diz respeito à arte da iluminura”, explica a organização em comunicado enviado hoje o EDUCRIS.

Dirigida a escolas e ao público geral, a mostra quer dar a conhecer os manuscritos que “além da sua dimensão religiosa” e constituem como “obras que se revestem de inquestionável interesse cultural e artístico constituindo, sem dúvida, uma herança cultural de particular significado e que tem justificado o seu estudo ao longo dos tempos”.

“Esta exposição propõe-se trazer junto do público obras que, de formas distintas, nos continuam a interpelar e a enriquecer. A possibilidade de as observar é uma oportunidade de renovarmos o olhar sobre este património e refletir sobre a nossa própria cultura”, completam.

A coordenação do programa está a cargo de Raquel Ubach Trindade Laurentino, do Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR), em colaboração com o Instituto de Estudos Medievais (IEM – NOVA FCSH).

Os interessados podem inscrever-se em [email protected]

Educris|22.11.2021

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades