Comissão Justiça e Paz apela à participação nas eleições autárquicas

Organismo da Igreja Católica lembra que “a omissão de participação, a qualquer nível, é uma demissão do exercício da cidadania”

A Comissão Nacional Justiça e Paz  (CNJP) apelou hoje  à “participação consciente de todos os cidadãos” nas eleições autárquicas que se realizam no próximo domingo, dia 26 de setembro.

Em comunicado a organização lembra o apelo do Papa Francisco para uma “revalorização da política” enquanto “sublime vocação” e “uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”, e considera que mesmo que “o exercício da atividade política muitas vezes se distancie deste modelo de serviço ao bem comum” é essencial a participação de todos.

“A omissão de participação, a qualquer nível, é uma demissão do exercício da cidadania, não ajuda a alterar esse estado de coisas. É sempre possível fazer algo para o alterar, para além da crítica inconsequente”.

A CNJP desafia a população ao exercício de um “voto informado e consciente” e à “responsabilização dos eleitos”.

Lembrando a importância das autarquias como aquelas “que mais próximo estão das pessoas” o organismo composto por leigos cristãos lembra o papel destas na “experiência recente da pandemia, em que o cuidado e a proximidade se revelaram essenciais para atenuar o sofrimento de muitos e em que as autarquias locais foram instrumento fundamental na concretização do programa nacional de vacinação”, conclui a nota.

Educris|22.09.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades