Igreja: D. João Lavrador é o novo bispo de Viana do Castelo

Papa Francisco anunciou hoje novo bispo para o Alto Minho, um ano após o falecimento de D. Anacleto Oliveira

O Papa nomeou hoje D. João Lavrador como novo responsável pela Diocese de Viana do Castelo, deixando a Diocese de Angra onde estava desde 2016. A Diocese de Viana encontrava-se em sede vacante, desde setembro do ano passado, quando D. Anacleto Oliveira faleceu após um acidente de viação.

Ao final da manhã de hoje o secretariado geral da Conferência Episcopal Portuguesa emitiu um comunicado onde “saúda esta nomeação” para uma "Diocese que ansiava a chegada de um novo Pastor após o falecimento de D. Anacleto Cleto”.

Os bispos de Portugal desejam “a D. João Lavrador um frutuoso ministério pastoral”, refere a nota.

Também a Diocese de Viana do Castelo, através do monsenhor Sebastião Ferreira, administrador diocesano, numa nota publicada na página da Diocese no Facebook, saudou a nomeação de um novo bispo e convidou as comunidades católicas a “unirem-se em oração pelo seu múnus episcopal e pastoral” e para receberem o novo bispo “de braços abertos”.

“É com imensa alegria que a Diocese de Viana do Castelo recebe a nomeação de D. João Evangelista Pimentel Lavrador como novo Bispo Diocesano de Viana do Castelo. Acolhemos esta boa nova de coração aberto, disponível e renovado, desejando com ele edificar uma ‘Igreja jovem e bela, missionária e acolhedora, livre, fiel e rica de amor’”, completa.

D. João Lavrador dirigiu já uma mensagem à nova diocese assumindo a necessidade de “aprender com todos para me sentir integrado na riqueza cultural, na profunda fé vivida e partilhada, numa sociedade mais justa e fraterna e, na alegria do Evangelho, projetarmos em conjunto um futuro de esperança”.

«É com muito afeto que saúdo todos os excluídos, marginalizados, isolados e que sofrem qualquer tipo de pobreza e perturbação. Creiam-me muito junto de todos vós para convosco partilhar das vossas vidas e preocupações e ajudar-vos na vossa promoção e dignidade», acrescenta.

Educris|21.09.2021

Imagem: Conferência Episcopal Portuguesa



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades