Igreja: «Semana das Vocações» quer «despertar consciência» das comunidades cristãs»

D. António Augusto Azevedo desafia as comunidades cristãs a “incrementar uma verdadeira cultura vocacional” que olhe a vida “a partir da vocação”

De 18 a 25 de abril a Igreja celebra a 58ª Semana de oração pelas Vocações. Neste ano dedicado a São José a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM) deseja que a iniciativa sirva para “despertar a consciência de todos para a problemática da vocação, dado que, por vezes fica a impressão de que é um tema esquecido ou secundarizado”.

Numa mensagem divulgada para a vivência da Semana D. António Augusto Azevedo, presidente da CEVM pede às “comunidades cristãs” o esforço de atribuir ao tema uma “nova centralidade” para que se ajude “os cristãos, a começar pelos mais jovens, a olhar a vida numa outra perspetiva, a da vocação”.

Perante a “carência de vocações consagradas”, o bispo de Vila Real chama a atenção para o aparecimento de “pequenos sinais de novidade” que devem ser acompanhados pelos crentes numa atitude de “oração sempre aberta à contemplação e à reflexão”.

“As várias escolhas que se fazem na vida não se reduzem a meras escolhas pragmáticas, nem podem esquecer que tudo constitui uma vocação”, aponta.

D. António Augusto Azevedo considera ser fundamental “criar as condições exteriores e interiores para que o chamamento divino seja escutado e o processo de discernimento seja bem acompanhado de forma a desembocar em decisões livres, corajosas e sempre sustentadas no amor e na fidelidade de Deus”.

A CEVM disponibiliza um conjunto de materiais online de apoio para esta semana.

O 58.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações assinala-se a 25 de abril, quarto domingo de Páscoa, com o tema «São José: o sonho da vocação».

Educris|17.04.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades