Igreja: «24 horas para o Senhor» realiza-se com adaptações à pandemia

Crentes desafiados ao uso dos meios telemáticos e à vivência da iniciativa pessoalmente e em família

A Igreja realiza, a 12 e 13 de março, a iniciativa «24 horas para o Senhor». A iniciativa, proposta pela primeira vez pelo Papa Francisco no ano da Misericórdia através da Bula Misericordiae Vultus, pretende unir toda a igreja numa jornada “de oração e penitência” nas vésperas do IV Domingo da Quaresma.

Sob o tema «Ele perdoa todas as culpas». Num ano marcado pela pandemia o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE) publicou subsídios pastorais para a celebração das “24 horas para o Senhor”.

“Este subsídio pretende apresentar algumas sugestões para que as paróquias e as comunidades cristãs possam preparar-se para viver a iniciativa 24 horas para o Senhor. Como é óbvio, trata-se de propostas que podem ser adaptadas tendo em conta as exigências e os costumes locais”, lê-se na introdução do guião deste ano.

 CPPNE incentiva ao uso dos meios telemáticos para a “Adoração Eucarística” nos lugares onde “por motivos sanitários, as celebrações dos Sacramentos não forem permitidas ou forem possíveis apenas com um número reduzido de pessoas”.

Para a confissão auricular o CPPNE convida a “uma abertura extraordinária da igreja, dando a possibilidade de acesso às confissões, de preferência num contexto de Adoração Eucarística com animação litúrgica” no final da tarde sexta-feira, 12 de março, e durante todo o dia de sábado, 13 de março, nos lugares “onde for possível”.

Em Portugal também a Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização (CEMNE) publicou um documento onde afirma que a iniciativa, neste ano de pandemia, pode ser uma oportunidade para ser vivida “pessoalmente e em família”, aprofundando a “mensagem de misericórdia”.

“As «24 horas para o Senhor», este ano, até devido às restrições nas Celebrações comunitárias, pode ser uma oportunidade para aprofundar, pessoalmente e em família, a mensagem da misericórdia de Deus e a noção de pecado, a importância da Palavra de Deus e da oração na Confissão, bem como do exame de consciência e da grandeza do dom do Sacramento”, lê-se no documento.

Catequese de Leiria com proposta para crianças e Adolescentes

«Vamos encontrar-nos com ‘Jesus escondido’» é o tema da proposta de vivência da iniciativa «24 horas para o Senhor» que o Serviço de Catequese de Leiria-Fátima apresenta.

“Com este confinamento não nos podemos encontrarmos, em grupo, nas igrejas, para termos um tempo de adoração junto de Jesus "escondido" (como diziam os Pastorinhos de Fátima) na hóstia consagrada na Eucaristia”, propõe.

A proposta, “disponível em formato editável”, desafia os mais novos a “um tempo de oração individual” que permita “estar espiritualmente junto de Jesus no sacrário”.

Educris|08.03.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades