JMJ Lisboa 2023: Comités diocesanos apresentam propostas a 23 de cada mês

Dia 23 assinalado, em todas as dioceses portuguesas, com um conjunto de iniciativas de preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023

Todos os meses, cada um dos Comités Organizadores Diocesanos da JMJ Lisboa 2023 desafiará os jovens para que se juntem em oração, diálogo, momentos culturais e desportivos, entre outras iniciativas. Por causa da pandemia, muitas das iniciativas deste mês de novembro serão transmitidas online.

A JMJ Lisboa 2023 já mexe e cada um dos Comités Organizadores Diocesanos (COD) apresenta, sempre a 23 de cada mês, propostas de ação, a nível diocesano, para os jovens.

A Diocese de Angra criou o desafio «Mês a mês … até 23» e identificou, em cada ilha do arquipélago, uma igreja JMJ.

Em Beja o COD local vai realizar, este dia 23, um momento de Adoração do Santíssimo Sacramento, seguido de Eucaristia, na Igreja de Santa Maria, na cidade.

«23 a caminho» é a proposta na diocese de Bragança-Miranda, com encontro e oração.

Em Coimbra, a Sé Velha vai ser o epicentro da preparação da JMJ na cidade dos estudantes sob o tema «A 23 é Jornada». D. Virgílio Antunes, bispo diocesano, dá o mote num vídeo publicado na rede social facebook: “vamos lá”. A atividade, transmitida online, requer inscrição prévia.

Na Arquidiocese de Évora o «23 por mês», apresenta-se como “uma rubrica de entrevistas realizadas pela jovem Mariana Tiago”, licenciada em Ciências da Comunicação.

Na cidade mais alta do país, a Guarda, são desafiados à «Paragem 23». Neste primeiro dia vão ficar a conhecer “melhor a Jornada Mundial da Juventude” e preparar o “Faz Missão», que se realiza no próximo fim de semana a 28 e 29 de novembro.

Em Lisboa, a diocese anfitriã da JMJ a paróquia do Parque das Nações, acolhe o primeiro «Dia 23» com um momento de oração e partilha. A organização local promete “todos os dias 23 de cada mês uma iniciativa diferente para assinalar a preparação do evento”.

«Take 23» dá o mote, em Portalegre-Castelo Branco, à preparação da JMJ e desafia os mais novos adotarem um “avô Natal”.

Na diocese do Porto, o COD local, vai realizar um “momento musical que pode ser acompanhado através do Youtube do SDPJ Porto.

No “centro do país” a cidade de Viseu organiza o «Marco23» para ser acompanhada no Youtube.

Educris|24.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades