Albânia: Projetos «animam» trabalho das Escolas Católicas

Delegados das escolas católicas conheceram projetos de intervenção em contexto escolar

O último dia da 104.ª Assembleia Geral do Comité Europeu para a Educação Católica (CEEC) ficou marcado pela “apresentação de projetos” para implementação nas escolas católicas europeias.

O primeiro projeto, «Unidos» reúne a Diocese de Marselha, na França, numa iniciativa que quer “unir os habitantes dos dois lados do mediterraneo”.

“Com esta série de ações, iniciadas em 2013, pretende-se incrementar o diálogo inter-religioso, construir pontes e resolver, em conjunto, os muitos problemas existentes. Neste desafio, o Papa conta muito com a criatividade e o compromisso dos jovens. Nesta senda da paz e da fraternidade, as escolas católicas dos países fronteiriços têm dado um precioso contributo”, revelam.

A Eslovénia, no leste norte europeu, apresentou o projeto IMANARE que “incentiva os governos a desenvolverem políticas educativas (e outras) de acordo com os princípios cristãos”.

No final da tarde, e antes da celebração da eucaristia, presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Tirana-Durrës, D. Arjan Dodaj, os participantes refletiram “sobre as perspetivas para o futuro do CEEC”.

“Trata-se de gerar um novo modelo de organização, que será apoiado nos dados de um inquérito cujo conteúdo foi discutido em pequenos grupos”, completa.

A próxima Assembleia Geral realiza-se em Londres, em 10 e 11 de outubro de 2025, precedida de um simpósio, no dia 9, comemorativo do 60.º aniversário da Gravissimum Educationis.

Educris|24.03.2025

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades