OIEC assinala «Dia Internacional dos Direitos da Criança»

Organismo católico assinala 35 anos do documento ratificado por Portugal em 1990

A Oficina Internacional da Educação Católica (OIEC) assinala hoje o «Dia Internacional dos Direitos da Criança».

“Este dia, 20 de novembro, é um momento chave para recordar a importância de garantir, a todas as crianças, os seus direitos fundamentais”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Aprovada a 20 de novembro de 1989, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a Convenção Internacional dos Direitos da Criança foi ratificada por 196 países e continua hoje a ser o “texto de referência que importa conhecer e divulgar”.

“Mais do que nunca é fundamental, neste dia, reconhecer os importantes progressos alcançados para as gerações futuras em áreas tão distintas como as do acesso à educação, saúde, proteção e dignidade da infância”, desenvolve.

Na celebração deste ano a OIEC disponibiliza um pequeno vídeo com os testemunhos de crianças de uma escola francesa.

De acordo com a agência das Nações Unidas para a defesa e promoção dos direitos das crianças (UNICEF), estima-se que 250 milhões de crianças, em todo o mundo, não tenham hoje acesso à escola.

O relatório «The State of the World’s Children 2023», dá conta de que uma em cada cinco crianças do mundo não tem acesso a vacinação. Estima-se, ainda, em mais de mil milhões, o número de crianças que não tem acesso a qualquer tipo de proteção social.

Estes números desafiam-nos e convidam-nos a redobrar os nossos esforços para garantir o direito à educação para todos, sem exceção. Neste dia reafirmamos o nosso compromisso, com solidariedade e esperança, para apoiar os jovens a tornarem-se agentes de mudança”, completa a nota.

Fotografia: Unsplash

Educris|20.11.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades