Escolas Católicas em ação solidária com o «Coração e mãos abertas para servir»

Iniciativa de verão juntou alunos dos externatos Frei Luís de Sousa e de Penafirme

«Senhor que queres de mim?» foi o tema aglutinador de 5 dias de “entrega e serviço” que as escolas católicas Externato Frei Luís de Sousa, da Diocese de Setúbal, e Externato de Penafirme, do Patriarcado de Lisboa, realizaram de 26 a 30 de julho.

Juntando os esforços da designada «Missão Frei-Penafirme 2024», a iniciativa contou com a participação de 27 alunos sob a orientação de três professores.

“De coração aberto e mãos prontas a servir 27 jovens, com a orientação de três professores, saíram do conforto de suas casas e partiram numa grande aventura de entrega e serviço”, lê-se no comunicado enviado esta tarde ao EDUCRIS.

Durante a semana os jovens estudantes fizeram-se presença próxima no Centro Paroquial Social de Almada, que conta com várias valências de caráter social e caritativo da Paróquia da Piedade, bem como nas Missionárias da Caridade, irmãs da Madre Teresa de Calcutá. Os estudantes ficaram acantonados no Seminário de São Paulo de Almada.

“Unidos pela identidade católica das suas escolas, os alunos puderam experimentar que o cristianismo não é uma teoria, mas que se expressa em ações concretas de oração, escuta e serviço (como diz o nosso regulamento interno, «quem não vive para servir, não serve para viver»)”, desenvolvem os responsáveis pelo Externato de Penafirme.

Sempre acompanhados pelos patronos da missão, Beato Carlo Acutis e São João Paulo II, deram do seu tempo, do seu esforço e dedicação, da sua alegria e da sua força a tantas crianças e idosos que passaram pelas suas vidas nestes dias”, destaca o Externato Frei Luís de Sousa.

“Que orgulho é ter jovens que se colocam ao dispor, jovens caridosos, jovens que procuram fazer este que é o mais belo caminho: o caminho da fé e da santidade”, aponta uma das professoras que acompanhou a iniciativa.

Para além do trabalho solidários os mais novos escutaram “diversos testemunhos de vocação”, onde exprimiram “a experiência de terem encontrado Jesus”.

Para Carolina Ferreira, uma das participantes, “a união, a alegria, o esforço, a dedicação e o amor descrevem bem estes dias de missão que tanto encheram o coração e que certamente deixam saudades e uma vontade enorme de continuar com o projeto nos próximos anos”.

Nos dias de trabalho e convívio acompanharam os mais novos os padres Rui Gouveia e José Cachaço, respetivamente atual e futuro capelães do Externato Frei Luís de Sousa, em Almada.

Educris|01.08.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades