Pacto Educativo Global: Inquérito quer conhecer «ações e iniciativas» das escolas

Cardeal José Tolentino Mendonça lembra desafio do Papa a um “trabalho profundo” e “embrenhado na realidade” de cada instituição educativa

O «Pacto Educativo Global», iniciativa lançada pelo Papa Francisco, já conta com três anos e o Vaticano, através do Dicastério para a Cultura e Educação, quer conhecer o modo e a forma como “cada instituição de ensino, no mundo inteiro”, tem “implementado esta aliança global”.

“Neste ponto do caminho, desejamos conhecer como é que esta proposta de aliança global tem sido aceite e como está a ser implementada e construída nos diversos contextos envolvidos”, afirma D. José Tolentino de Mendonça, na carta enviada às instituições de ensino de todo o mundo.

Na missiva, enviada através da Organização Internacional da Escola Católica (OIEC), o perfeito do Dicastério para a Cultura e Educação, convida ao preenchimento de um questionário com um duplo objetivo:

“Por um lado, tomar consciência do andamento do processo de construção do Pacto e, por outro lado, oferecer a oportunidade de ‘contaminar’ e inspirarmo-nos uns aos outros de forma a potencializar o nível de concretização, mesmo em nível local, deste Pacto mundial”, concretiza o cardeal português.

Destinado a “a todos os membros das comunidades educativas do mundo inteiro”, e a “outros agentes sociais, culturais ou económicos”, o questionário vai permitir “uma radiografia acerca dos diversas pontos de vista dos diversos atores desta aliança localmente e globalmente”.

Preparado pela OIEC, em parceria com a UISG/USG, a CPAL e a Libera Università Maria Santissima Assunta (LUMSA), o questionário está disponível AQUI, em cinco línguas diferentes, e pode ser preenchido até ao próximo dia 7 de maio de 2023.

Imagem: Pacto Educativo| Vatican Media

Educris|10.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades