Viena acolhe «Simpósio» e «Assembleia» das Escolas Católicas europeias

Iniciativa decorre na Áustria e conta com a participação de uma representação do nosso país

A cidade de Viena recebe, nos dias 27 e 28 de abril, o Simpósio «Comprometidos com uma visão. A importância das escolas católicas à luz dos desafios contemporâneos”.

Organizado pelo Comité Europeu da Educação Católica (CEEC) a iniciativa dirige-se a todas as instituições de ensino católico na Europa e vai contar com a participação de nomes como Gemma Serrano, Heinz Faßmann e D. Angelo Vincenzo Zani, secretário da Congregação para a Educação Católica.

De Portugal vão estar presentes Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Fernando Magalhães, e Jorge Cotovio, da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), o padre Manuel Pato, da diocese de Beja, a irmã Maria da Glória e três professores do Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

Os interessados podem inscrever-se AQUI. As conferências e reflexões acontecem na língua inglesa, francesa e alemã.

«Identidade, formação e situação das escolas católicas na Ucrânia», destaques da Assembleia-geral

A 29 de abril, e após o Simpósio, os responsáveis da Escola Católica na Europa vão realizar a 98ª Assembleia-Geral.

A sessão de abertura dá a conhecer o sistema educativo na Áustria, bem como a realidade das escolas católicas naquele país do centro europeu.

Pelas 11h15 tem lugar uma reflexão acerca da «Formação especifica para diretores e professores das Escolas Católicas na Europa», com apresentação dos vários sistemas educativos.

Após o almoço os participantes escutam “testemunhos acerca da situação das Escolas Católicas na Ucrânia”, e vão refletir “sobre que tipo de ajuda pode ser dada”.

Os trabalhos encerram com a apresentação do projeto «Planeta Fraternidade» a cargo de Hervé LeComte.

Imagem: Unsplash

Educris|26.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades