Escolas Católicas preparam obra sobre «Liberdade de Educação»

Órgãos sociais foram reeleitos até 2025

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) vai publicar, no próximo mês de setembro, a obra «Sousa Franco e a liberdade de educação», numa parceria com a Universidade Católica Portuguesa e o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

“Esta obra enquadra-se nas principais linhas de ação que visam a promoção da identidade da escola católica, a sua divulgação e a cooperação com diferentes entidades em torno deste propósito e da defesa da liberdade da educação”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Antes do anúncio das “atividades previstas” a atual direção foi reeleita, “pela totalidade das escolas presentes na Assembleia Eleitoral, numa sessão que decorreu “presencialmente online”.

A presidência da direção da APEC continua a ser assumida pelo Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, representado pelo diácono Fernando Magalhães. Da direção fazem, ainda, parte, o Instituto Nun’Alvares, em Santo Tirso, o Colégio de Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, o Colégio de S. Miguel, em Fátima, e o Colégio Marista de Carcavelos. Jorge Cotovio volta a exercer as funções de secretário-geral da organização.

Durante Assembleia Geral Ordinária, que se seguiu à eleitoral, foram aprovados “os relatórios de atividades e de contas do último ano” e dado a conhecer “o recém-instituído Fundo D. António Marcelino que, em parceria com o SNEC, tem vindo a atribuir bolsas financeiras a percursos de doutoramento, mestrado e pós-graduação de elementos das escolas católicas, contribuindo assim para a sua valorização pessoal e para o incremento de qualidade dos projetos educativos que integram”.

A assembleia geral aprovou um voto de homenagem à irmã Maria da Glória, que serviu a escola católica durante 33 anos na direção do Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

Sobre a Associação Portuguesa de Escolas Católicas

A APEC - Associação Portuguesa de Escolas Católicas - foi fundada em 1998 por iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa. Em Portugal existem 144 escolas católicas, que são frequentadas por mais de 73000 alunos, desde a creche até ao final do ensino secundário.

A associação constitui-se como um espaço de cooperação entre todas as Escolas Católicas partilhando a sua enorme riqueza e pluralidade de carismas e atividades, acrescentando valor a cada um dos respetivos projetos educativos pelo apoio mútuo que proporciona. Acumula o grande desafio de ser a face de todos os Educadores da Escola Católica, num estilo comum de estar na Educação, e que dá sentido a uma fraternidade de relações humanas na nossa rede de herança cristã.

Educris|14.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades