«Ser educador cristão a partir do desafio de São José», padre Carlos Carneiro sj (C|vídeo)

Jesuíta apresentou São José como modelo do educador cristão

O padre Carlos Carneiro sj, desafiou, na passada sexta-feira, os educadores das escolas católicas a “abrirem-se ao projeto de Deus permitindo a surpresa e dizendo sim, como São José”.

“Se alguma coisa é interpelante em São José é a sua confiança a abrir-se ao convite de Deus. Para nós, educadores, somos desafiados a esta mesma esperança, a abrirmo-nos à surpresa que os colegas, alunos e famílias, nos fazem chegar a cada um de nós”.

Numa formação promovida pela Associação portuguesa de Escolas Católica (APEC) sob o tema «A Pedagogia de São José» o jesuíta apresentou a figura da sagrada família como alguém “capaz de estar na vida de uma forma pedagógica” que lhe permitiu “estar disponível para responder sim a Deus e refazer a vida”.

“São José demonstra uma frescura que não depende da idade, mas de uma docilidade e uma atitude de confiança em relação a Deus e aos outros”, apontou às mais de três centenas de participantes.

O padre Carlos Carneiro sj convidou os presentes a olharem para São José e a “percecionarem naquele convite um desafio para todos os educadores católicos à paternidade para lá da biologia”.

“A paternidade de São José é iconográfica de toda a paternidade de um educador da escola católica. Somos convidados diariamente a ser pais de coração. A adotar cada aluno e colega de trabalho numa nova paternidade”, considerou.

“Cada um é convidado a ser na escola o que José foi para Maria e para José. Um pai justo, que sabe amar, ajuda a crescer e que ajuda Jesus a crescer e a descobrir o mundo. Não pode ser esta a nossa missão? Alargando os horizontes de cada um, ajudando a interpelar e dando um profundo espaço de autonomia a cada um”, concluiu.

O «Ano de São José» foi anunciado pelo Papa Francisco no passado dia 8 de dezembro através da Carta Apostólica ‘Patris Corde’ (com coração de pai),  e prlonga-se até ao próximo mês de dezembro.

O Papa Francisco Francisco quer destacar o papel de São José lembrando que "depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo".

Educris|23.05.2021

Imagem: Vatican Media



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades