Lisboa: Professores de EMRC desafiados ao «cuidado social» e a ser «sinal de esperança»

«Caminhar juntos na Esperança» é lema do próximo ano letivo

O Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) de Lisboa acaba de anunciar o lema «Caminhar juntos na Esperança!» como orientação da ação deste secretariado para ano escolar de 2024/2025.

“Na senda do Jubileu 2025 importa renovar o ardor missionário dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em cada Comunidade Escolar, abrindo as portas à Esperança de cada um dos alunos”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Inspirado pelo famoso «todos, todos, todos», proferido pelo Papa Francisco aquando da Jornada Mundial da Juventude que Lisboa acolheu em agosto de 2023, o lema convoca os professores de EMRC, que lecionam na geografia do Patriarcado de Lisboa, a percorrer um caminho de “comunhão, participação e missão”.

“Queremos ser Igreja Sinodal em Missão. Estar disponíveis para escutar, acolher e acompanhar, privilegiando o cuidado social para ser sinal vivo da Esperança”, desenvolve

Queremos que a EMRC seja “considerada uma periferia da evangelização”, no sentido mais lato do termo, o SDER vai desenvolver ações que visam “articular a disciplina com as diferentes realidades eclesiais, famílias e paróquias”.

“É tempo de ser esperança! Isso implica valorizar a disciplina de EMRC nas escolas e a sua articulação com as paróquias, como meio para fazer chegar a proposta cristã aos jovens e às famílias e para promover o diálogo com outros credos e confissões”, completa.

Ao longo do próximo letivo os mais de duzentos professores de EMRC vão ser desafiados a um “trabalho em rede” que vai “sensibilizar também os párocos para a importância da pastoral escolar e da EMRC”.

Educri|19.07.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades