Guarda: «Com EMRC, caminha e Vai», é tema anual com o olhar na JMJ de Lisboa

Professores avaliaram ano  e conheceram proposta para 2022/23

O Departamento diocesano do Ensino Religioso Escolar (DDERE) promoveu, no passado dia 16 de julho, o tradicional encontro d final de ano com os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que lecionam no espaço geográfico da diocese da Guarda.

“Foi um momento para avaliar o ano que agora termina, lançar o próximo ano e permitir a todos uma visita à exposição Mulier Mater Magistra, patente no espaço da ExpoEcclesia, na Guarda”, explica ao EDUCRIS Cristina Brito, diretor do DDERE da Guarda.

O encontro serviu de balanço ao ano letivo que agora termina e onde o desafio feito às comunidades educativas pela EMRC passou por “ser mais”.

“«EMRC. Desafia-te a ser mais» foi o tema orientador da proposta da disciplina nas escolas. Desenvolvemos algumas atividades para fomentar nos alunos atitudes concretas que valorizam o Ser Mais para os outros, para o mundo”, sustenta.

Para além da realização do XXIII Interescolas diocesano, que aconteceu na cidade de Pinhel, os alunos participaram “num concurso de fotografia” e “numa semana dedicada a várias conferências temáticas, direcionadas para os vários ciclos de ensino”.

Para os professores o DDERE promoveu uma ação de curta duração sobre o tema «(Re)pensar a educação para os valores à luz do Pacto Educativo Global – desafios para a disciplina de EMRC» que contou com a orientação do professor Juan Ambrosio, da Universidade Católica Portuguesa.

Presente na iniciativa D. Manuel Felício, bispo da Guarda e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), evocou a mensagem que havia dirigido aos pais, e onde sustenta que a “disciplina de EMRC ajuda a cultivar um saber maior”, e pediu “audácia e capacidade de relação efetiva” a vários níveis.

“Toda a educação parte de uma relação empática de presença efetiva nos vários contextos educativos, e, por isso, é preciso saber conjugar da melhor maneira a realidade do professor, dos pais, da paróquia, com a realidade dos agentes pastorais que estão no terreno, interagindo e colaborando com eles naquilo que for necessário. Precisamos de ser audazes e capazes de nos desinstalarmos das nossas realidades”, apelou.

Para o próximo ano o DDERE apresenta o tema «Com EMRC, caminha e Vai!», alinhado com o grande acontecimento da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023.

“Teremos algumas propostas de atividades, de onde sobressai, à partida, o XXIV Interescolas diocesano que decorrerá em Vilar Formoso e o ‘encontro – aventura’ para os alunos do 9ºano de EMRC, de toda a diocese, sob o tema «EMRC, Transforma-te!»”, completa Cristina Brito.

Educris|22.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades