Guarda: EMRC «cultiva um saber maior»

Em tempo de matrículas o bispo da Guarda desafia à inscrição na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

D. Manuel Felício, bispo da Guarda e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), escreveu uma carta aberta aos “pais e encarregados de educação e seus educandos que frequentam o Ensino Básico e Secundário”, onde apela à inscrição na disciplina de EMRC.

“[A EMRC] pretende proporcionar aos educandos, desde o primeiro ano do Ensino Básico, um desenvolvimento no qual os valores morais e religiosos acompanhem e iluminem os diferentes saberes que são propostos na escola e também ajudar as nossas crianças, adolescentes e jovens a abrirem o seu entendimento para as dimensões mais belas da vida”, desenvolve.

Consciente de que todos “desejamos que o novo ano escolar seja de verdadeiro crescimento para as nossas crianças, adolescentes e jovens, nas suas escolas”, o prelado recorda que o sistema educativo “prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de EMRC”, e lembra a sua importância na formação das novas gerações.

“As aulas de EMRC pretendem cultivar um saber maior, acompanhando os alunos e abrindo-lhes caminhos de vida verdadeiramente feliz. Este saber maior pretende conjugar todos os outros saberes e colocá-los ao serviço do bem completo de todas e cada uma das pessoas”, sustenta.

Para D. Manuel Felício a inscrição na disciplina de EMRC enquadra-se no exercício de “responsabilidade pessoal”, de cada encarregado de educação, pois permite aos educandos “descobrir e abraçar com entusiasmo as dimensões moral e religiosa da vida”, uma vez que “sem elas a componente verdadeiramente humana do ensino fica incompleta”, conclui.

 

A EMRC no Currículo dos alunos

De oferta obrigatória em todas as modalidades do sistema educativo obrigatório português a proposta da EMRC passa por ajudar os alunos a  “ir ao essencial da vida, das pessoas, da sociedade e do mundo, tecendo as relações e interações pessoais com o saber e o sabor do compromisso e da esperança” a partir de “um olhar cristão”.

“Nesta disciplina, as questões não são número e não se orientam para um número. São fundamentalmente pontos de partida a abrir caminhos de aprofundamento para fecundar a mente, o coração e as mãos em vista à melhor escuta das interpelações que surpreendem cada aluno, cada pessoa, a sair de si e ir mais longe”, completa o responsável.

A campanha de sensibilização à disciplina disponibiliza um FLYER digital, onde se apresentam as diversas temáticas a abordar nos diferentes anos letivos, um vídeo promocional, e os diferentes cartazes dirigidos ao 1º ciclo, com o mote «EMRC, a Alegria de crescer» e o «EMRC, Supera-te», dirigido aos alunos do 2º, 3º ciclos e Ensino Secundário.

“Orienta-nos, nesta proposta, a procura de sempre: Para quem sou? De quem me faço próximo?”, completa António Cordeiro sem deixar de agradecer “quantos são agentes desta missão no serviço à disciplina de EMRC e à Educação”.


As matrículas decorrem até ao próximo dia 19 de julho no Portal das Matrículas.

Imagem: Encontro de EMRC na diocese da Guarda

Educris|11.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades