Lisboa: «Estendal dos Direitos» em exposição municipal

Iniciativa alertou para os direitos das crianças em tempo de pandemia

A ideia é da Câmara Municipal de Cascais e pretende envolver todas as escolas do concelho despertando os alunos para “os direitos da criança” que assinalámos no passado domingo.

O colégio D. Luísa Sigea, no Estoril, foi uma das escolas participantes, numa atividade que envolveu “os alunos desde o pré-escolar ao 9º ano”.

“Aderimos a esta iniciativa para chamar a atenção, aqui na escola, a este cuidado pelos direitos humanos e criarmos um lugar de escuta para que os mais novos nos revelem aquilo que pensam”, explica o professor Carlos Araújo ao EDCUCRIS.

Durante uma aula, na semana passada, os alunos “refletiram sobre o tema, e criaram uma t’ shirt com um coração azul e uma mensagem a partir do diálogo realizado e dentro do quadro dos direitos da criança”, desenvolve.

Nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), e aproveitando “a temática acerca da ‘Dignidade Humana’, quisemos alargar o âmbito e refletir acerca da própria Organização das Nações Unidas.

“Para dezembro vamos realizar nova exposição com trabalhos realizados no âmbito dos atentados à dignidade humana e apresentando figuras que no mundo se destacaram na sua defesa”, completa.

Sendo a EMRC uma “disciplina que se preocupa com a pessoa toda”, o docente considera que estas iniciativas são essenciais para “ajudar a refletir e escutar os alunos”.

“Por vezes andamos envolvidos com outras coisas, mas é importante escutar os mais novos. Muitos foram os que consideram o ‘estar em família’ como algo em risco e isso é importante que, como adultos e educadores, valorizemos, ainda mais agora num contexto pandémico”, concluiu.

A exposição do ‘Estendal dos Direitos’ está patente no mercado da vila, em Cascais.

Educris|17.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades