Lisboa: Alunos de EMRC realizam «Semana da Gentileza»

2.Iniciativa, comemorada desde o ano 2000, quer "inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil"

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Lisboa, juntou-se à comemoração do «Dia Mundial da Gentileza» através de um conjunto de iniciativas que deram origem à 'Semana da Gentileza' em todas as escolas do agrupamento.

"Quisemos surpreender e desafiar os alunos durante uma semana. Criámos várias propostas, como a árvore da gentileza, rebuçados e calendários da gentileza e desenvolvemos outras propostas nas turmas de EMRC e Cidadania", explica a professora Sandra Santos, uma das dinamizadoras da ação.

Numa altura em que a 'gentileza', como palavra, perde uso, os docentes exploraram o conceito a partir de um vídeo e ?os alunos perceberam rapidamente o seu significado e o modo como se pode, hoje, colocar em prática com coisas simples, como o ser simpático ou o cumprimentar os outros", explicitou.

A ideia do projeto surgiu na "direção do Agrupamento, de forma a proporcionar aos alunos um tempo de reflexão e de aplicação prática de gestos de gentileza, numa realidade social mais desfavorecida", reforça.

O «jogo da gentileza», criado para a iniciativa, teve como "objetivo consolidar o que foi trabalhado sobre a gentileza, mas de forma lúdica, colocando os alunos a pensar e agir" a partir de "3 tipos de desafios: Tarefa, Decisão e Escolha".

"Os alunos tiveram que fazer escolhas. De tomar decisões face a situações problema que lhes foram apresentados e a tarefas que deveriam concretizar com os colegas da turma. Em todos os desafios propostos tiveram que argumentar dizendo porque a opção escolhida é ato de gentileza", argumenta.

Uma das iniciativas, a 'Árvore da Gentileza' aproveitou "uma das árvores do pátio da escola? e os alunos ?elaboraram flores e corações com mensagens sobre a 'Gentileza' para aqueles que as quisessem levar consigo".

"Os alunos criaram ainda um calendário com desafios diários, e que foram espalhados pela escola" como forma de "desafiar todos à 'Gentileza' diária", conclui.

Educris|15.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades