Caritas anuncia vencedores dos concursos MIND

Iniciativa deu a conhecer o fenómeno das Migrações junto de jovens e adolescentes

A Cáritas Portuguesa anunciou hoje os vencedores dos Concursos MIND, uma iniciativa “destinada a várias faixas etárias” e que pretendeu “fomentar uma maior sensibilização para o fenómeno das Migrações”.

“Quisemos ter uma intervenção próxima junto de grupos alvo muito específicos, com o objetivo de promover o envolvimento da sociedade Europeia nas questões e desafios do desenvolvimento, através de uma procura de oportunidades para o diálogo e encontro entre as pessoas para que tenham um melhor entendimento sobre as ligações complexas entre as migrações, o desenvolvimento sustentável e as respostas a estas questões com base na humanidade, dignidade e respeito”, realça a organização em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Para os alunos do 3º ciclo do ensino básico a Cáritas propôs o concurso WhatisHOME que desafiou os mais novos a “desenvolverem uma campanha nas redes sociais, nomeadamente Facebook e Instagram”.

A vencedora desta categoria foi a Escola E.B. 2,3 Dr. Francisco Cabrita, em Albufeira, com o projeto «Mala de cartão» dinamizado pela professora Sandra Hipólito.

“Os adolescentes deviam “apresentar 5 posts nas redes sociais, ao longo de 4 meses, como forma de sensibilização ao fenómeno das Migrações”.

Para os estudantes do ensino superior universitário e politécnico a proposta passou por “um artigo de opinião, um vídeo e um cartaz” no concurso WE MIND.

Os vencedores foram Ana Sofia Batista, Beatriz Fardilha, Paula Pimenta,  Saliu Djau, com artigos de opinião sobre as temáticas a concurso. Na edição vídeo a vencedora foi Júlia Barbieri a vencedora.

No curso «Documentário | Migrar é uma arte», o escolhido foi Tomás Barão da Cunha cujo trabalho pode ver em anexo.

A iniciativa contou com o apoio do ACM – Alto Comissariado para as Migrações, OIM – Organização Internacional para as Migrações, Obra Católica Portuguesa de Migrações, Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, Speak, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusófona, Universidade Católica, Kiss, Pastoral Ensino Superior, Jornal Público, Agência Ecclesia, ETIC e World Academy.

Educris|23.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades