Fátima: Jornadas Nacionais de Catequistas refletem sobre nova Carta pastoral para o setor

«Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo» é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2017 [#JNC2017] que o Centro Paulo VI, em Fátima, vai receber de 3 a 5 de novembro de 2017.

A formação, destinada a Catequistas de todo o país, acontece no encerramento da Semana Nacional da Educação Cristã e tem como ponto de partida a carta pastoral publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa em maio passado.

"Esta carta constituiu-se base para o trabalho catequético dos próximos anos e queremos, em contexto de jornadas, dá-la a conhecer a todos os catequistas", afirmou, ao Educris, D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF):

"Quisemos, com estas jornadas, dar a conhecer a nova Carta Pastoral, e darmos a oportunidade, aos catequistas, de criarem momentos de intimidade com Cristo em vários momento de oração que vamos ter. No domingo vamos ter um conjunto de ateliers temáticos que vão permitir aos agentes de catequese conhecer a fundo os lugares de encontro com Jesus Cristo, os destinatários e os mediadores do encontro", apontou.

Programa das JNC2017

As Jornadas iniciam-se dia 3 de novembro, pelas 21h15, com a reflexão «“Vimos o Senhor!” (Jo 20, 25) A alegria do encontro com o ressuscitado», pelo padre Mário Rodrigues de Sousa, especialista em Sagrada Escritura e professor na Universidade de Évora.

No dia 4 os catequistas iniciam o dia com a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino, bispo de Santarém e vogal da CEECDF.

Às 10h30 «Linhas Programáticas para a Catequese» é o tema da conferencia de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Após o intervalo o provincial da Companhia de Jesus em Portugal, padre José Frazão, Sj, apresenta o tema «O Encontro com Jesus Cristo».

Na tarde de Sábado os catequistas são participar em sessões de trabalho, procurando aprofundar o conhecimento da Carta Pastoral Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo. Os ateliers tem como temas «lugares»; «destinatários» e mediadores».

Após o jantar, pelas 21h30, os catequistas vão rezar o terço na Capelinha das Aparições.

No dia 5 de novembro as JNC17 iniciam-se com a eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, e presidida pelo presidente da CEECDF, D.António Moiteiro.

A partir das 10h45 nova sessão de trabalho com a profundamento do conhecimento da Carta Pastoral Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo. Os ateliers tem como temas «lugares»; «destinatários» e mediadores».

As JNC2017 são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Em anexo encontra a ficha de inscrição.

Informações e inscrições:

Nos secretariados diocesanos da catequese ou através do e-mail

E-mail. [email protected]



Recursos:
JNC 2017: Ficha de inscrição:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades