Iniciativa chega à 62ª edição e acontece de 1 a 3 de maio de 2025
«Eu creio, nós cremos: de Niceia ao hoje da catequese» é o tema do 62º Encontro Nacional de Catequese que a Diocese de Angra acolhe no próximo mês de maio.
Dirigido aos “responsáveis diocesanos pela catequese” a iniciativa decorre nos 1700 anos da realização do Concílio de Niceia e em pleno Jubileu da Esperança.
A 1 de maio, ao final do dia, o cónego Adriano Borges leva aos participantes o tema «O Concílio de Niceia: Contexto histórico no Oriente e no Ocidente. Antecedentes e consequências».
A 2 de maio o dia inicia-se com a conferência «Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo” (CCE 197): o dogma trinitário-cristológico-antropológico», a cargo do padre Pedro Lima.
Ainda no decorrer da manhã o cónego Hélder Fonseca Mendes aprofunda o tema «A afirmação da Fé na catequese: do professado ao vivido». Da parte da tarde os participantes, provenientes de todos os secretariados diocesanos, realizam trabalho em grupo sob o tema «A catequese como «laboratório» de diálogo».
O dia termina com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra, na Sé local.
No último dia da iniciativa os participantes iniciam o dia com a eucaristia, presidida D. António Augusto de Oliveira Azevedo, presidente da CEECDF. Segue-se o tradicional passeio cultural pela região.
PROGRAMA
1 de maio, 5ª feira 18h00 – Acolhimento (diocese de Angra) 19h30 – Jantar 21h10 – 1ª conferência: O Concílio de Niceia: Contexto histórico no Oriente e no Ocidente. Antecedentes e consequências. Cónego Adriano Borges 23h00 – Oração da noite 2 de maio, 6ª feira 09h30 – Laudes 10h00 – 2ª conferência: “Recitar com fé o Credo é entrar em comunhão com Deus Pai, Filho e Espírito Santo” (CCE 197): o dogma trinitário-cristológico-antropológico. Padre Pedro Lima 11h30 – Intervalo 11h45 –3ª conferência: A afirmação da Fé na catequese: do professado ao vivido. Cónego Hélder Fonseca Mendes 13h00 – Almoço 15h00 – Trabalhos de Grupo: A catequese como “laboratório” de diálogo. 16h30 – Intervalo 17h00 – Continuação dos trabalhos 18h00 – Saída para a Sé de Angra 19h00 – Eucaristia presidida por D. Armando Esteves Domingues, Bispo de Angra 20h00 – Jantar 21h00 – Serão cultural 3 de maio, sábado 09h00 – Eucaristia presidida por D. António Augusto de Oliveira Azevedo, presidente da CEECDF 10h00 – Passeio cultural 13h00 – Almoço |
Educris|27.12.2024