Dia Diocesano do Catequista realiza-se a 20 de abril, no seminário de Aveiro
«Um Novo Itinerário…e agora?» é o tema do Dia Diocesano do Catequista que o Departamento Diocesano da Catequese de Aveiro organiza no próximo dia 20 de abril.
“Queremos, antes de tudo, consciencializar os catequistas para esta nova dinâmica e sensibilizá-los, congregando-os e gerando dinâmicas entre eles”, explica ao EDUCRIS o padre Pedro Oliveira, diretor do Departamento.
Num momento de “mudança de paradigma na catequese e na Igreja”, o responsável considera que “a renovação das paróquias e comunidades passa pela catequese e por este Itinerário”.
“Hoje sabemos que o modo como vivemos e estamos em comunidade já não dá resposta aos anseios e necessidades das pessoas. Precisamos de ir ao encontro com respostas personalizadas e isso exige mais da Igreja e dos catequistas na consciência de que já não somos uma igreja de massas, mas queremos ir ao encontro para ser fermento na massa”, preconiza.
Para o sacerdote a Igreja tem vindo a redescobrir-se “nesta dimensão” e isso “é motivo de alegria e esperança”.
“Compreendemos hoje que o modelo massificado, o modelo de uma proposta única para todos não serve mais ao caminho da fé. Damo-nos conta ainda das consequências desta proposta pois, apesar de muitos serem batizados em crianças, não fizeram uma verdadeira iniciação cristã. Precisamos de um caminho mais personalizado, de um acompanhamento mais próximo para gerar adesão à pessoa de Jesus Cristo”, desenvolve.
O novo Itinerário para a Catequese, que se “dirige a crianças, adolescentes, famílias, catequistas e toda a comunidade educativa”, representa um desafio.
“Exige uma verdadeira metanoia pessoal e comunitária de modo a podermos estar lado a lado com aqueles que iniciam ou redescobrem a fé. Precisamos de redescobrir o trabalho em comunidade e reforçar a formação dos catequistas”, completa.
Programa com conferências, workshops e tempo para partilha
O dia do Catequistas da Diocese de Aveiro inicia-se pelas 10h15 com as palavras de boas-vindas de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).
O padre José Henrique Pedrosa dinamiza a primeira conferência subordinada ao tema «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».
A partir das 11h30 os catequistas participam em dois workshops com a apresentação dos quatro tempos do Itinerário.
Ainda antes da celebração da Eucaristia tempo para nova conferência, pelas 15h30, com o tema «Introdução à Missão do Catequista».
O dia termina com a Eucaristia na Sé de Aveiro, associando a iniciativa aos 600 anos da Catedral, e presidência de D. António Moiteiro.
O Departamento de Catequese disponibiliza um formulário online para inscrição dos catequistas interessados.
Educris|26.03.2024