Algarve: Catequistas convidados a «necessária renovação» em tempo de Quaresma

Retiro contou com duas dezenas de catequistas das três regiões pastorais do Algarve

O Setor Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência (SDCIA), da diocese de Algarve promoveu, de 10 a 12 de março, o retiro para catequistas das diferentes regiões pastorais.

No total foram duas dezenas os participantes oriundos das paróquias de Aljezur, Alvor, Bensafrim, Matriz de Portimão e Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria de Lagos Boliqueime e Ferreiras, São Luís de Faro, Sé de Faro e Tavira.

Sob o tema «Deixai-vos renovar pela transformação do vosso espírito» (Rom 12, 2), a partir da exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’ do Papa Francisco, o padre Ricardo Freire, desafiou os participantes a deixarem-se interpelar “por uma necessária mudança de vida, uma renovação”, em tempo de Quaresma.

“Renovar e transformar foram o ponto de partida do nosso retiro que teve como objetivo o melhorar a qualidade do nosso ‘ser cristãos’. O retiro desafiou-nos desafiados a ‘ver’ as tentações dos agentes da pastoral e a sermos ‘Evangelizadores com Espírito’ na nossa ação de catequistas”, explica o SDCIA em comunicado.

A missiva faz um balanço “muito positivo” da iniciativa considerando, a partir da avaliação dos participantes, que a mesma “contribuiu para a sua renovação pessoal e missionária”.

“Com reflexões em grupo e partilha comunitária e tendo no horizonte o novo itinerário catequético, os catequistas puderam pensar em novas formas de evangelizar e de chegar àqueles que lhes são confiados e suas famílias” conclui a missiva.

Imagem: Folha do Domingo|Samuel Mendonça

Educris|17.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades