Sayes: «Misericórdia» é centro do último ano do projeto para adolescentes

4º ano foi hoje apresentado em Fátima

A irmã Isabel Martins, coordenadora do «Sayes, aprender a dizer sim, projeto de Catequese com Adolescentes Rumo à JMJ Lisboa 2023», afirmou hoje, em Fátima, que o quarto ano da iniciativa tem como mote de ação “a misericordia”.

“Este quatro ano do projeto, que inicialmente tínhamos delineado para três anos, mas que a pandemia resolveu trocar as voltas, vai ter como fio condutor a misericordia. Iniciamos, como habitualmente, com o encontro ‘festejar’, onde fazemos a síntese/resumo do ano três, e tomamos a figura de Maria como aquela que parte apressadamente movida pela vontade de auxiliar a sua prima”, explicou aos responsáveis diocesanos de catequese reunidos hoje em Fátima.

No último ano de implementação do projeto, os adolescentes vão “começar por conhecer a figura de São João Paulo II” e a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, na Polónia.

“Queremos que conheçam a figura de João Paulo II, a sua vida e obra, e que percebam a importância do perdão, a partir deste grande exemplo”, revelou.

A etapa 15 do «Sayes, aprender a dizer sim» em início na JMJ do Panamá, que decorreu em 2019, e tem um mote vocacional.

“A JMJ do Panamá traz-nos as temáticas vocacionais, aprender a dizer sim. Será uma etapa vocacional, centrada nas dimensões da vocação cristã: O ser chamado, a experiência de insegurança e chamamento, a consciência de que Deus chama para algo concreto, e que não há chamamento sem resposta. Isto vai ser aprofundado ao longo da etapa”, desenvolve.

A proposta inclui a realização “de um dia de retiro com tonalidade vocacional” para os mais novos.

Já perto da JMJ Lisboa 2023, o projeto «Sayes» centra-se na sua preparação a diversos níveis.

“A etapa 16 traz já a JMJ Lisboa 2023. O objetivo deste tempo é de ajudar os adolescentes a preparar a jornada. É fundamental a tomada de consciência do que levo para este tempo”.

Aos catequistas é pedido que façam caminho com os adolescentes “no aprofundamento do sentido da JMJ como experiência de peregrinação, como ocasião de discernimento vocacional, uma experiência missionaria”, a partir do documento do Dicastério para os Leigos Família e Vida, organismo do Vaticano responsável pela JMJ.

"Mesmo que os vossos adolescentes não tenham a idade mínima para participar na JMJ de Lisboa, este vai ser um acontecimento incontornável. As paróquias que entram, este ano, na dinâmica «Sayes» devem começar na etapa 14 pois "o encontro ponto de partida" ajuda a integrar na dinâmica.

 

Educris|09.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades