Advento: «Roteiro para a vivência do tempo Litúrgico» é proposta de Viana

Diocese do Alto Minho quer “Uma Igreja a caminho, em várias dimensões, na sua diversidade”

A Diocese de Viana do Castelo acaba de publicar o «Roteiro para a vivência do tempo Litúrgico do Advento». Sob o lema «SINODALIDADE: em COMUNHÃO, na PARTICIPAÇÃO, para a MISSÃO», o programa, desenvolvido ao estilo de caminhada, pretende “consciencializar os fiéis para os seus eixos principais, concretizados nos termos: «sinodalidade», «comunhão», «participação» e «missão»”.

“Além de se buscar, semanalmente, um esclarecimento de cada termo, pretende-se que sirva como elemento mobilizador para os trabalhos sinodais a desenvolver em cada comunidade paroquial”, lê-se no programa.

Numa altura em que a Igreja Universal e Diocesana experimenta “o Ano «Família Amoris Lætitia», o Ano de São José, e o Ano Pastoral Diocesano, em clima Sinodal, a Catequese de Viana quer que esta caminhada do Advento 2021 seja sinal do “caminhar juntos” que “se realiza em várias dimensões, a partir da diversidade do Povo de Deus”.

Em cada domingo as comunidades do alto Minho são desafiadas a “sentir, viver e refletir sobre este momento único e original na vida da Igreja” através “de uma expressão-chave, materializado no seu símbolo ou imagem sugestiva”.

Ao longo dos vários domingos do Advento é proposta a cada comunidade “uma figura bíblica, a ideia central a refletir, um momento ritual e um compromisso para a semana”, completa.

Em anexo encontra o programa completo da «Caminhada de Advento 2021».

Educris|20.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades