Aveiro: «Sonhemos juntos o Caminho», é a proposta para o Advento

Caminhada inicia-se a 28 de novembro e conta com iniciativas para a infância e adolescência

A Diocese de Aveiro divulgou hoje a ‘Caminhada de Advento’ com o tema «Sonhemos juntos o caminho».

A proposta reúne “ações concretas para as crianças e adolescentes dos grupos de catequese” no tempo que vai de 28 de novembro à Solenidade da Epifania do Senhor.

“É ao ritmo da Palavra de Deus, sobretudo do Evangelho de cada domingo, que se propõe esta caminhada que se inicia no primeiro Domingo de Advento (28 de novembro) e que termina na Solenidade da Epifania do Senhor (2 de janeiro 2022)”, lê-se no texto de apresentação da proposta.

Para o padre Pedro Oliveira a proposta diocesana é “para o todo das comunidades, havendo propostas concretas para as crianças e adolescentes dos grupos de catequese”.

“Mais do que acender as luzes, ir às compras, que também são preparação, queremos propor uma preparação interior com sinais claros, para as crianças e os adolescentes em família”, aponta o Coordenador do Departamento da Catequese da Infância da diocese de Aveiro.

A proposta de caminhada inclui vários elementos – palavra, desafio, gesto, celebração/oração, e é adaptada às várias idades.

Para a Catequese da Infância a proposta apresenta um percurso que acompanha a liturgia de cada domingo.

“As crianças vão construir um puzzle que é o presépio, até ao domingo da Sagrada Família, dia 26 de dezembro, e em cada peça é apresentada a palavra e o gesto para cada semana”, explica o responsável.

Para a adolescência cabe ao catequista lançar um desafio, através das redes sociais, e o gesto é concretizado na catequese, “podendo ser partilhada com a comunidade”, completa.

“Os adolescentes são convidados a pensar nos idosos, nas pessoas portadoras de deficiência, nos mais pobres das paróquias, e no modo como podem contribuir individualmente para cuidar da casa comum”.

“O Advento é o tempo para nos lembrarmos da proximidade de Deus, que desceu até nós. O primeiro passo da fé é dizer ao Senhor que precisamos Dele, da sua proximidade. E a primeira mensagem do Advento e do Ano Litúrgico é também reconhecer Deus próximo”, reforça o documento que pode ser consultado AQUI



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades