Braga: Paróquia dedica catequese ao beato Carlo Acutis

Conhecido como ‘Santo da internet’ e um dos patronos da Jornada Mundial da juventude evocado pela catequese de Duas Igrejas, em Vila Verde

A paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, no arciprestado de Vila Verde, dedicou, no passado dia 14 de novembro, a catequese paroquial ao beato Carlo Acutis.

“O beato Carlo Acutis foi um jovem do nosso tempo, calçava ténis, vestia calças de ganga, jogava futebol e era um mestre em informática, ou seja, é o típico jovem do nosso tempo”, explicou ao EDUCRIS José Esteve, coordenador paroquial da catequese.

Para o responsável o “gesto simbólico” quer ser convite a que “qualquer jovem, nosso catequizando, possa ser um futuro santo, mas para isso é preciso por Cristo em primeiro lugar”, alerta.

A iniciativa surgiu dentro de um grupo de catequistas da paróquia que conhecendo a figura de Carlo Acutis a “apresentou aos catequizandos como modelo de vida para a atualidade”.

A decisão integra “uma série de atividades de âmbito paroquial, que a paróquia desenvolve, dirigidas aos catequizandos, com o propósito de os cativar à fé e à Igreja”.

Numa altura de grandes apelos nas várias realidades humanas José Esteves, destaca o desafio da evangelização nas novas gerações e sustenta ser necessário “tornar a catequese mais ‘tocável’”.

“Precisamos destes exemplos bem atuais e reais, para mostrar aos nossos jovens que Cristo existe, que está em cada um de nós, pode estar mesmo ao nosso lado”.

A paróquia desenvolve, agora, um conjunto de catequeses sobre Carlo Acutis bem como apresentação de um documentário sobre a vida pessoal, social e espiritual do beato Carlo Acutis.

Carlo Acutis, um santo do nosso tempo

O beato Carlo Acutis nasceu em Londres, a 3 de maio de 1991.  Tornou-se conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los num site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte, em 12 de outubro de 2006, causada por uma leucemia. Ele ficou conhecido pela sua alegria e pelas suas habilidades com o computador, bem como pela sua profunda devoção à Eucaristia, que se tornou um tema central da sua vida.

Em 21 de fevereiro de 2020, o Papa autorizou a sua beatificação, que veio a acontecer no dia 10 de outubro 2020 em Assis, Itália.

Educris|17.11.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades