«No centro do digital está a construção das comunidades crentes», cónego Luís Miguel F. Rodrigues

Especialista aponta os desafios da presença cristã no continente digital e advoga que o mesmo, quando bem utilizado, pode ajudar a criar redes

O cónego Luís Miguel F. Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, disse aos catequistas que o grande desafio da evangelização no mundo digital se prende com a "questão do espaço e do tempo onde se realiza".

“Como evangelizadores queremos entregar a fé ao outro, que ele ou ela a assumam como sua e viva como sua de forma autónoma. Se a tecnologia permite vencer o espaço exige-nos um cuidado redobrado para vencer o tempo uma vez que pela tecnologia conseguimos informar, mas não conseguimos, sem uma estratégia, transmitir”.

Na conferência subordinada ao tema «A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs», o professor da Universidade Católica Portuguesa, considerou que a simples construção de “recursos digitais para a web” não resolve os problemas da evangelização e exige uma “reflexão sobre potencialidades e limites”.

“Não sejamos ingénuos. Quando falo em utilização dos recursos digitais para a evangelização temos de ter em atenção das suas potencialidades e limites e utilizá-los da maneira devida”.

Aos catequistas, reunidos nas Jornadas Nacionais de Catequistas que hoje terminam em Fátima, o sacerdote de Braga apelou a que não se olhe para “os novos media e a cultura que originam” como “simples recursos a utilizar”, mas é preciso percebê-los como “ambiente que lança à pastoral muitos desafios”.

“Para uma presença significativa na web precisamos de manter a nossa identidade cristã e o sentido da nossa comunidade física. Precisamos de ter atenção para que o que veiculamos seja verdade e que a ritualização seja prolongamento da experiência física, permitindo, assim, um prolongamento da comunidade”, sustentou.

Evitando a dicotomia de “ou virtual ou presencial”, o especialista desafiou os agentes a discernir sobre o que pode ser trazido ao digital e o que permanece como necessário no ambiente físico.

“Quantos mais encontros e reuniões virtuais tivermos mais precisamos de encontros e reuniões físicas porque o toque não pode ser negligenciado pois sem encontro, sem abraço, não se forma a comunidade”, alertou.

Trazendo para a reflexão o Diretório para a Catequese o conferencista desafiou as comunidades a uma “ecologia sapiencial”.

“Evangelizar no mundo globalizado, que assume o facto de que vivermos numa cultura de informação, onde o meio digital tem um papel importante, implica assumir o desafio da reintegração. Do curar a separação entre espaço e tempo. Por outro lado, implica a consciência de que precisamos de mapas e bussolas, para que não nivelemos tudo de maneira igual mas recolhamos o importante para que o conhecimento se torne sabedoria”.

“Utilizar este recurso ao serviço da evangelização sendo aí uma presença evangelizadora. O centro está na construção da comunidade e aí promover uma sabedoria sapiencial”, concluiu.

Educris|24.10.2021



Recursos:
JNC21/PDF: «A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs:
JNC21/PDF: «A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs

Disponibilizamos, em formato PDF, o suporte digital da conferência «A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs, proferida pelo cónego Luís Miguel F. Rodrigues nas JNC21.

JNC21/Áudio:«A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs»:
JNC21/Áudio:«A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs»

O cónego Padre Luís Miguel F. Rodrigues apresentou, em Fátima, o tema «A cultura digital e o desafio evangelizador para as comunidades cristãs»



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades