Coimbra: Catequese organiza Encontro Diocesano 2021

Iniciativa retoma o “encontro presencial” e apresenta novidades sobre a formação inicial no setor

O Secretariado da Catequese da Diocese de Coimbra organiza, dia 25 deste mês, entre 09h30 e as 12h30, no Seminário maior o encontro Diocesano de Catequistas 2021.

D. Manuel Pelino, vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e bispo emérito de Santarém, apresenta aos catequistas o tema «A catequese no contexto educativo da Igreja».

O diretor do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese, padre Manuel Serrão aborda, ao final da manhã, «A catequese no Plano Pastoral Diocesano».

“Depois de dois anos tão difíceis e ‘anormais’ da nossa vida, que nos colocou tantos desafios e provocou a ‘criatividade pastoral’ na Igreja com múltiplas formas de levar por diante a sua missão evangelizadora, litúrgica e caritativa, estamos no momento de, recolhendo algumas lições, iniciarmos este novo ano com muita esperança, não deixando de continuar a ser criativos na forma de chegar e estar com as nossas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias”, explica, em carta aberta aos catequistas, o também vigário geral da Diocese.

O responsável considera que é urgente “recolher algumas lições”, e retomar, sem demora, a catequese presencial”.

“Se o ‘virtual’ ganhou espaço e foi fundamental nestes tempos, sem deixar de ser uma ferramenta, não é a forma mais realizadora da nossa vida cristã. Retomemos sem demora, com as devidas e necessárias cautelas ainda em vigor, a forma presencial das nossas catequeses”.

O encontro é limitado a 80 participantes podendo os restantes acompanharem os trabalhos através do site da catequese de Coimbra.

Educris|20.09.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades