«Ser Catequista» vai ser «ministério» na Igreja

Motu proprio Antiquum ministerium vai estabelecer o ministério do catequista

Em 2013, no encontro que manteve com os catequistas de todo o mundo, em Roma, por ocasião do Congresso Internacional da Catequese, o papa Francisco disse que o importante «e "ser catequista mais do que fazer catequese".

Quando em 2018 o Papa, numa video-mensagem, volta a encontrar-se com estes agentes de pastoral, torna-se claro que a missão dos catequistas, mais do que uma tarefa, se trata de "uma vocação".

"Catequista é uma vocação: ser catequista, é vocação, não trabalhar como catequista. Lembrai-vos bem, eu não disse para fazer catequese, mas ser catequista, porque convoca a vida. Leva ao encontro com Jesus com a palavra e com a vida, com o testemunho", apontou Francisco na ocasião.

Seguiu-se uma reflexão exaustiva sobre o tema o "ser catequista" vai ser estabelecido, pelo Motu proprio Antiquum ministerium como um ministério na Igreja Católica, informou hoje a sala de imprensa do Vaticano.

Na sessão de apresentação do novo documento, que acontece no próximo dia 11 de maio no Vaticano, vai contar com a presença do arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, delegado para a Catequese do dicastério.

Educris|05.05.2021

Imagem: Arquivo Educris





Newsletter Educris

Receba as nossas novidades