O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) associa-se à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no «Concurso Escolar Centenário das Aparições De Fátima».
A iniciativa, da responsabilidade da SCML ”, destina-se aos “alunos de Educação Moral e Religiosa Católica /EMRC), aos alunos das escolas católicas e aos grupos de catequese, de todo o país”.
Objeto do concurso
No Centenário das Aparições da Cova da Iria a SCML “institui um concurso escolar com o objetivo de distinguir trabalhos escolares que representem a força espiritual da mensagem de Fátima com criatividade e com qualidade lança esta iniciativa”.
São admitidos a concurso “trabalhos escritos ou plásticos - desenho, pintura, banda desenhada, fotografia, escultura” – que traduzam a “força espiritual das Aparições de Fátima em aspetos como a peregrinação, a mensagem, a espiritualidade, a história, o impacto social ou o Santuário”, entre outros.
Escalões etários
O concurso está dividido em três escalões etários:
a) 1º Escalão - crianças da Catequese (correspondente ao 1º ciclo do ensino básico).
b) 2º Escalão - alunos do 5º ano e 6º ano de escolaridade do 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas católicas e aos matriculados na disciplina de EMRC em escolas da rede pública.
c) 3º Escalão - alunos do 7º ano, 8º ano e 9º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico das escolas católicas e aos matriculados na disciplina de EMRC em escolas da rede pública.
Normas de candidatura
As candidaturas podem constituir-se em grupos, até cinco elementos, sendo o valor do prémio dividido por todos os elementos do grupo, sendo que cada aluno não poderá integrar mais do que um grupo.
Prazos
A SCML informa que “são aceites a concurso os trabalhos entregues até 30 de Junho de 2017, considerando-se a data do carimbo dos CTT ou da entrada nos serviços da Promotora (neste caso, até às 17 horas de dia 30 de Junho)”.
A divulgação dos vencedores do concurso é realizada no dia 15 de Setembro de 2017 através da página do site da SCML.
Em anexo encontra o cartaz do concurso e o regulamento completo.