Educação: Colégio Jesuíta encerra em Cernache

Instituição educativa com mais de 60 anos de atividade fecha portas no início do próximo ano letivo.

O Colégio da Imaculada Conceição (CAIC), em Cernache é a mais recente instituição de ensino católico a fechar portas depois da aplicação do novo acordo de financiamento de turmas nas instituições com contrato de associação.

Em comunicado a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) mostra-se compara o fim do CAIC à morte “de um irmão” e questiona o modo como o estado tem conduzido o processo num “quadro de irracionalidade total”  e de “uma duvidosa legalidade” que não tem em conta “as vidas de alunos, docentes, não docentes, famílias e parceiros”.

Numa missiva dirigida a todas as Escolas Católicas o diácono Fernando Magalhães, presidente da APEC, expressa “a proximidade nesta hora” e a “gratidão por uma instituição que prestou, ao longo de mais de 60 anos, um inestimável serviço educativo e social, à região e ao país”.

No presente ano letivo já encerraram atividade o Externato Nossa Senhora dos Remédios, na Covilhã; o Externato Dom Afonso Henriques, em Resende; o Instituto de Promoção Social de Bustos, em Oliveira do Bairro; o Colégio Ultramarino Nossa Senhora da Paz, em Macedo de Cavaleiros; o Colégio Salesiano de Poiares, no Peso da Régua.

A APEC reafirma o seu “empenho na luta intransigente pela afirmação da identidade das nossas escolas católicas, no quadro duma efetiva liberdade de educação”.

Educris|17.06.2019

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades