Lisboa: Jornadas da Escola Católica refletem sobre projeto educativo e desafios de futuro

Iniciativa decorre em Lisboa no próximo dia 25 de novembro e reflete sobre o papel destas instituições de ensino na realidade portuguesa.

Organizada pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e do Colégio São João de Brito, As 1ªs jornadas tenm como tema «Um presente com Futuro».

Ao Educris o secretário geral da APEC, Jorge Cotovio, explicou os objetivos desta iniciativa:

"Quisemos, com estas Jornadas promover a identidade da Escola Católica na Igreja e na sociedade e despertar as famílias cristãs para o direito de escolher para os filhos um projeto educativo cristão".

Para este responsável o presente destas instituições de ensino "é particularmente difícil" e as Jornadas devem ser oportunidade e lugar "de comunhão, partilha e reflexão, apontando dinâmicas de renovação para a própria Escola Católica".

Do programa ressaltam três temáticas centrais: «A escola católica, na fidelidade às suas origens»; «A escola católica, uma necessidade ou um luxo?» e «Uma escola católica aberta a todos – desafios e (novos) caminhos».

O tema «A escola católica, na fidelidade às suas origens» vai ser apresentado por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) conta com cerca de 90 instituições de ensino católico num universo de 144 instituições de ensino católico em Portugal.

Informações e inscrições:

http://apecatolica.pt/ 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades