Covid-19: Novo site de apoio às escolas

Direção Geral de Educação quer ajudar alunos e professores porque “a educação é um direito”

Num momento em que as escolas portuguesas cancelaram as atividades presenciais, em virtude do surto de Covid-19 que assola o país, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu um portal de apoio às escolas.

https://apoioescolas.dge.mec.pt é o endereço que conta já com “um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância” e que se constitui como “primeiro apoio à continuidade dos processos de ensino e aprendizagem”, revela em comunicado a DGE.

Num espaço que “que se pretende dinâmico” são disponibilizados continuamente “novos recursos” e estimula-se a “partilha de práticas” com vista a “dar resposta ao grande desafio de manter o processo de ensino aprendizagem em funcionamento”.

Perante a “diversidade de contextos educativos” o novo site procura privilegiar “soluções que utilizem processos simples e não exigentes de muita tecnologia, largura de banda ou elevadas competências digitais dos utilizadores”.

Nesta primeira fase pretende-se fundamentalmente que as escolas “mantenham o contacto diário com os alunos” e iniciem “uma dinâmica em que, gradualmente, possa introduzir processos e ferramentas mais complexas de interação”.

A DGE promete, para breve, “a disponibilização de um curso sobre metodologias de ensino à distância, procurando também desta forma apoiar as escolas e os seus docentes”.

O organismo do estado criou um endereço de e-mail ([email protected]) para resposta às dúvidas que nos queiram colocar e receção de sugestões e partilha de recursos.

Educris|16.03.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades