IX ENES: Escolas desafiadas a plantar um «carvalho», sinal do acolhimento

Episódio bíblico do «carvalho de Mambré» serviu de inspiração no encerramento do IX Encontro Nacional do Ensino Secundário (IXENES)

Foram 1600 alunos e mais de 150 professores aqueles que durante dois dias, de 26 a 27 de abril, marcaram presença em Viseu no IX ENES que decorreu na cidade de Viseu.

Na sessão de encerramento os docentes presentes receberam, das mãos de Fernando Moita, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), e da equipa nacional da EMRC, um carvalho, para ser plantado em cada um dos 66 agrupamentos presentes na iniciativa.

“A escolha do carvalho remete-nos para a tradição Bíblica, nomeadamente para a figura de Abraão que sente a presença de Deus na sua vida e se sente impelido à hospitalidade, ao acolhimento, ao abeirar-se do desconhecido”, disse Fernando Moita em declarações ao EDUCRIS.

“Este carvalho é símbolo, no antigo testamento, da presença de Deus e do acolhimento ao que é diferente. Quisemos que cada escola participante levasse um e esperamos que o plante na consciência do «abeirar-se» do outro, sobretudo do que mais precisa”, precisou.

Este responsável fez um balanço “muito positivo” da iniciativa e fez votos para que “o que aqui foi vivido durantes estes dois dias possa ajudar os projetos de vida destes adolescentes e para o bem dos agrupamentos de escolas de onde vem”.

O IX ENES decorreu sob o lema «Abeira-te» numa iniciativa centrada em temáticas como a inclusão, o cuidado pelo bem-comum e a salvaguarda do planeta. Presente no encontro o bispo de Viseu, D. António Luciano Costa, desafiou os mais novos a «uma nova cidadania».

Os alunos entregaram à Camara Municipal mais de 300 árvores para reflorestação do concelho, fortemente fustigado pelos incêndios dos últimos anos, e evitaram o uso de plásticos descartáveis nas refeições e durante as várias atividades numa ligação à Laudato Si’, do Papa Francisco e dando resposta ao desafio da Ecologia integral proposta pelo pontífice.

O IX ENES foi uma iniciativa do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Educris|28.04.2019



Recursos:
IX ENES: Melhores imagens:
IX ENES: «Abeira-te» desafiou à ecologia e diferença:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades