IX ENES: «Promover uma nova cidadania», D. António Luciano Costa

Bispo de Viseu marcou presença no Encontro Nacional do Ensino Secundário, que decorre em Viseu, e desafiou os mais novos ajudarem a renovar a casa comum.

Na tarde do primeiro dia do IXENES o bispo de Viseu, D. António Luciano Costa, esteve presente e pediu aos jovens “uma nova cidadania” assente “nos valores humanos, éticos e morais” para que possam levar a sociedade “a ser mais próxima dos que mais precisam”.

O prelado agradeceu o gesto solidário dos alunos aos trazerem árvores para uma região tão marcada pelos incêndios nos últimos anos.

“Em cada árvore que trazeis estais representados por que o futuro do mundo sois vós. Crescei com boas raízes para tornar o mundo melhor. Cada árvore representa esta casa que é de todos e essa casa necessita de cuidados e precisa de vós para que se renove e seja mais bela”, apelou.

À margem do encontro e em declarações ao Educris e à agência Ecclesia, o prelado lembrou o lugar da disciplina na formação dos mais novos.

“Os jovens trazem-nos a alegria dos valores que procuram e encontram nas aulas de EMRC. Esta disciplina torna-se importante por que ajuda os alunos a buscar nos valores humanos e cristãos um novo horizonte de vida”.

Mostrando-se “feliz” por receber tantos alunos, o prelado destacou a importância “do gesto deste encontro” que trouxe centenas de árvores para ajudar na reflorestação da região”:

“É um gesto de esperança e incentivo na construção de um mundo melhor, numa ecologia integral e humana ao jeito da Laudato Si’ do Papa Francisco”.

O bispo de Viseu, que já foi professor de EMRC, desafiou os jovens “a estarem e a inscreverem-se nesta disciplina” por que elas “fomentam o maior bem da pessoa e a formação integral”.

O contributo da EMRC passa, essencialmente, pela descoberta dos valores humanos, éticos e morais” que vão permitir promover uma nova cidadania mais fraterna e próxima” na sociedade, sintetizou.

O Encontro de EMRC do Ensino Secundário termina hoje na cidade de Viseu.

Educris|27.04.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades