Aveiro: Uma disciplina «Carbono Zero»

10ª edição do projeto «Disciplina Carbono Zero» realizou-se em Albergaria-a-Velha 

Os alunos de 8º ano de Educação Moral e Religiosa Católica do agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha participaram, no passado dia 20 de março, na 10ª edição do programa «EMRC – disciplina carbono zero».

A iniciativa "realiza-se desde 2010" e tem desafiado os alunos a "semearem, no início de cada ano, cinco bolottas de carvalho" com a responsabilidade de "manterem essa sementeira", explicou ao Educris o professor Luís Silva.

"No mês de março as árvores resultantes dessa sementeira são plantadas no Santuário de Nossa Senhora do Socorro, assim como outras árvores oferecidas pela autarquia, entidade parceira deste projeto".

Na 10ª edição a iniciativa iniciou-se com "caminhada entre a escola e o recinto do santuário" onde os alunos de EMRC "plantaram 100 árvores".

Da parte da tarde a disciplina propôs uma "caça ao tesouro" que permitiu "conhecer a história deste santuário religioso, a casa diocesana de Aveiro e a nova comunidade «Sementes do Verbo», uma comunidade religiosa nascida no Brasil em 2004".

Para Luís Silva "a ecologia é um cuidado genuíno de quem se sente responsável pelo bem-estar de toda a criação e, nela, da própria humanidade". Na carta aos pais, que apresenta as justificações deste projeto, o docente lembra a importânica da encíclica Laudato si', do Papa Francisco e que recorda que «a educação será ineficaz e os seus esforços estéreis, se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza»".

A atividade, promovida pela EMRC de Albergaria-a-Velha, conta com a colaboração de professores de Educação Física e História e parceria da Câmara Municipal, da Paróquia de Albergaria-a-Velha, da Irmandade do Santuário de Nossa Senhora do Socorro e da Comunidade ‘Sementes do Verbo’, presente na Casa Diocesana, assim como com o apoio da Escola Segura.

Educris|23.03.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades