Educação: «Disciplina de EMRC é espaço de encontro e cuidado», padre Paulo Malícia

Docentes do grupo de recrutamento 290 de Lisboa reuniram-se em reunião geral

Mais de uma centena de professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da região de Lisboa estiveram reunidos online, no passado dia 30 de abril, para analisarem “o andamento do ano letivo” e a tradicional “sensibilização para a matrícula na disciplina” que ocorre durante o mês de maio.

“Vivemos tempos conturbados e inquietantes que nos desafiam, como educadores, a estar próximos dos nossos alunos, famílias e colegas de profissão, e a sermos, na escola, sinais da proximidade e de esperança”, afirmou o padre Paulo Malicia, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) do Patriarcado de Lisboa.

O responsável agradeceu “trabalho e a dedicação de todos nas escolas” e reforçou a ideia de que a disciplina de EMRC é espaço de encontro e cuidado”.

“As escolas requerem a nossa presença. Precisam de uma disciplina que lhes apresente o dado cultural e religioso ajude os mais novos a crescer como cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais justa e mais humana”, apontou.

Da ordem de trabalhos destaque para a avaliação do “projeto diocesano anual, #MaisPróximo”, e a “Semana/Encontro Nacional de alunos de EMRC, 1º ao 12º ano, organizado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC)”.

A semana nacional, que acontece de 17 a 22 de maio, e vai contar com o ‘Concerto Falado’, a ser transmitido no canal Youtube EDUCRIS, que conta com a presença do cantor Fernando Daniel e muitas surpresas.

Numa altura em que as matrículas de realizam totalmente online o SDER deu conta de um “reforço na sensibilização à matrícula na disciplina para o ano letivo 2021/2022”.

“O SDER apresentou diligências junto de bispos, padres, catequistas e setor da pastoral familiar do Patriarcado procurando a sensibilização, nestes setores, para a importância de haver um trabalho conjunto e de comunhão, Escola/Paróquia”, explicitou Fátima Nunes, do SDER.

Educris|05.05.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades