Papa pede «encontro original» e apela à «criatividade» (C\vídeo)

Francisco enviou hoje uma videomensagem a “todos os que se preparam para a JMJ Lisboa 2023

“Queridos jovens, bom dia! Estou a olhar para agosto de 2023! A um ano e alguns meses.... Estou a olhar para Portugal, estou a olhar para Lisboa, estou a olhar para Fátima, estou a olhar para o encontro de todos vós", começa por afirmar o Papa, num vídeo com pouco mais de três minutos e divulgado hoje pelo Comité de Organização Local (COL) da JMJ Lisboa 2023.

Lembrando que preparar uma Jornada "não é fácil", Francisco pede um "evento com vida, com força".

"Saímos de uma crise pandémica, entramos numa crise económica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer! No meio de todas estas crises, vós tendes que vos preparar e ajudar para que o evento de agosto de 2023 seja um evento jovem, um evento fresco, um evento com vida, um evento com força, um evento criativo", desafia.

Francisco pede aos jovens que "não vivam dos rendimentos, do que se fez nos outros encontros", mas que sejam "criativos".

"Se não fordes criativos, se não forem poetas, este encontro não vai resultar, não vai ser original, vai ser uma fotocópia de outros encontros. E como dizia o jovem beato italiano [Carlo Acutis]: cada um de nós tem de ser original, não uma fotocópia", apelou.

Aos jovens o Papa reafirma a ideia de que "as crises superam-se juntos, não sós" e que estas " põem-nos à prova para sairmos melhores".

"Iguais não se sai das crises: saímos melhores ou piores. E o desafio que se coloca hoje é para sairmos melhores! E o melhor de vocês é serem criativos: vocês são criativos, poetas! Façam essa poesia da criatividade a olhar para agosto de 2023", completou.

Imagem: COL Lisboa 2023

Educris|07.03.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades