Sayes acolhe testemunhos de participantes nas JMJ (C/vídeo)

Zita Siopa esteve na JMJ de Buenos Aires em 1987 e recebeu do Papa João Paulo II a Cruz da Europa

Casada e com duas filhas Zita Siopa deu o seu testemunho para o projeto «Say Yes, Aprender a dizer sim», um projeto de catequese para Adolescentes Rumo à JMJ Lisboa 2019.

Nas memória a portuguesa recorda que "nem sabe muito bem como foi lá parar" pois "há trinta e dois anos era uma grande aventura" e estava "deslumbrada por sair do país", confessa.

"Era algo muito à frente na altura. Fiquei impressionada pela dimensão de Buenos Aires e pela diversidade de etnias de jovens reunidos naquela cidade. Isso fascinou-me".

Integrada num grupo de "italianas" Zita Siopa diz sentir-se grata "por ter tido a oportunidade de receber a Cruz da Europa das mãos do Papa".

"Nem sei muito bem como aconteceu. Eu estava no grupo de italianos e a irmã responsável veio ter connosco dizer que iamos receber a Cruz da Europa. Eu era a única 'tuga' e lá fui. Nem percebi bem a dimensão do que me estava a acontecer".

Para Zita Siopa a experiência das JMJ "é dura, mesmo do ponto devista físico e não nos permite logo dizer que aquilo é bom para a vida". 

"Só mais tarde, e lentamente, percebemos que muita coisa fica e que nos ajuda a encaminhar, a pensar e a levar adiante a nossa vida", revela.

Nas diversas etapas do projeto «Say Yes, aprender a dizer sim» os mais de 64 mil participantes, entre adolescentes e catequistas, vão contar com o testemunho de portugueses que já participaram nas Jornadas Mundiais da Juventude. 

Educris|13.11.2019



Recursos:
Video Testemunhal da JMJ 1987:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades