Porto: «Say Yes» é «momento de graça» e de «comunhão eclesial» (C/Áudio)

Mais de três centenas e meia de catequistas participam em formação para o «Say yes» em São João da Madeira

A Diocese do Porto conta com mais de mil catequistas e dez mil adolescentes inscritos no «Say yes, aprender a dizer sim», o projeto de Catequese com Adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022.

Para a Isabel Oliveira, diretora do Secretariado Diocesano da Catequese (SDC) da Diocese do Porto o projeto “é um momento da graça” e uma oportunidade “de fazer caminho com catequizandos e catequistas” para que “haja o encontro com Jesus Cristo”.

“Este é um momento da graça. O nosso mundo está a precisar de um momento de graça. As pessoas têm sede. Não apenas para a sua vida pessoal, mas para ajudar os catequizandos a fazerem o encontro com Jesus Cristo. Estou a ver este momento como momento de graça do Espírito e de comunhão eclesial”, revelou ao EDUCRIS a responsável diocesana à margem do encontro de formação que juntou 350 catequistas da diocese em São João da Madeira.

Integrando o projeto “numa dinâmica de iniciação cristã proposta pelo nosso Bispo, D. Manuel Linda” a responsável pelo SDC pretende “trabalhar a iniciação cristã” na “vida dos catequizandos e dos catequistas” de modo a que “compreendam existencialmente o dom que receberam”.

“Esta é uma oportunidade única. Vamos ajudar os catequizandos a fazer uma experiência e a compreenderem existencialmente o que significa o batismo. Os nossos catequistas vão, eles próprios, comprometerem-se com um caminho de aprofundamento do seu projeto de vida que deve estar sustentado no ser cristão”, revelou.

Para o «Say Yes, aprender a dizer sim» o SDC organizou “três centros de formação em distintos lugares da diocese” e prepara “a criação de pelo menos mais um de modo a “ir ao encontro das necessidades”:

“Perante a adesão verificada não podemos fazer formação e analisar a implementação do projeto com grupos de 100 ou 200 catequistas. Queremos ajudar os nossos catequistas a crescer do ponto de vista pedagógico, mas também espiritualmente para que vivam plenamente a sua vida de batizados. Para isso teremos de aumentar a oferta formativa de modo a diminuirmos o tamanho dos grupos”, considerou.

A responsável mostrou-se, ainda, “esperançada” de que “os projetos de ação previstos na proposta” possam ser “lugar de envolvimento e compromisso com a paroquia” por parte “dos adolescentes” e que estes os assumam e se “compreendam como filhos de Deus e corresponsáveis pelos outros irmãos”.

          

Fábio Rebelo, da paróquia de Cucujães considerou que este era “um projeto urgente” para “a catequese com os adolescentes” por que “leva a vida à catequese e ajuda os mais novos a trilharem um caminho vocacional que vai ter consequências nos pós catequese”.

Joselina Casaca, de Castelo de Paiva, mostrou-se “entusiasmada pelo projeto” e explicou o modo criativo como deram início ao “ponto de Partida” na paróquia de Santa Maria de Sardoura.

“Este ano os pais ficaram com pároco na Igreja e nós realizámos, com os adolescentes, um peddy papper com os pressupostos teológicos do «Say Yes». Foi um momento de ‘aguçar’ o apetite dos mais novos para as dinâmicas que aí vem durante os próximos três anos de projeto”.

Para esta responsável paroquial o «Say Yes, aprender a dizer sim» traz “novidades e mudanças muito grandes no trabalho a desenvolver com os adolescentes e leva a Igreja aos mais novos numa linguagem que é deles”.

Ana Paula, dirigente do Corpo Nacional de Escutas (CNE), na paróquia de Cucujães esteve presente no encontro de formação para “aprender e levar esta dinâmica à catequese que fazemos no escutismo”:

“Na nossa paróquia o escuteiro católico tem catequese diferenciada das restantes crianças e adolescentes. Os mais novos gostam de dinâmicas práticas e este projeto ajuda-nos a enriquecer o próprio plano espiritual do CNE”, afirmou.

Para a chefe escutista “é preciso cativar os mais novos com propostas que os cativem a partir do conhecimento e aprofundamento da Palavra de Deus tantas vezes realizadas no meio da natureza”.

Sobre os materiais apresentados Ana Paula considera “que estão muito apelativos e bem pensados” e que “facilmente se adaptarão à realidade do CNE”.

As inscrições para o projeto «Say Yes aprender a dizer sim» terminam a 18 de outubro de 2019.

Os interessados devem inscrever-se no Formulário ONLINE criado para o efeito.

 Educris|17.10.2019





Newsletter Educris

Receba as nossas novidades