«Família é o primeiro espaço de crescimento humano», D. António Moiteiro

Responsável pela Educação Cristã em Portugal exortou os catequistas a serem “primeiros anunciadores” e a trazer “a família para a catequese”

D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), disse hoje aos catequistas que "é preciso anunciar novamente a mensagem da salvação. Homens e mulheres que sendo batizados vivem como se não fossem".

Na sessão de abertura das Jornadas Nacionais de Catequistas 2020, a primeira em versão online, o prelado lembrou que a tarefa da catequese passa "pelo primeiro anúncio, por ajudarmos os pais e catequizandos a nascer para a fé" pois é na família "que se constrói a primeira comunidade onde existe um espaço privilegiado para crescer, aprender e mais tarde poder dar à Igreja e à sociedade".

"Ainda que a passar por momentos difíceis a família não deixa de ser a referência de cada um", explicitou.

D. António Moiteiro lembrou a importância da formação dos catequistas e agendou, para os próximos dias, a publicação do Diretório para a Catequese em língua Portuguesa e o Curso «Ser Catequista».

“Neste ano tão difícil temos de ter presente que a nossa formação é fundamental. Só um catequista enamorado por Jesus Cristo pode anunciá-lo a outros”.

O prelado considerou fundamental “trazer para a catequese os pais implicando-os na educação cristã dos filhos” pois “se o fizermos daremos um passo muito importante para a vida da Igreja”.

No final da sua intervenção D. António Moiteiro voltou a garantir que “se estão a cumprir todas as regras pedidas pela Direção Geral da Saúde” e pediu aos pais para “não terem medo de trazer os filhos à catequese”.

As Jornadas Nacionais de Catequistas 2020 continuam hoje, sábado, em direto no Zoom, Youtube e Facebook da Educação Cristã, a partir das 15h00.

Educris|24.10.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades