«Uma oportunidade à personalização dos percursos da fé», padre Tiago Neto

Secretariados diocesanos apresentam documento orientador para o setor da catequese

Na incerteza quanto ao funcionamento do próximo ano catequético os responsáveis da catequese em Portugal elaboraram o documento «Orientações para a Catequese em tempo de Pandemia».

O recurso constitui-se como “um guia orientador para o trabalho diocesano e pastoral de cada comunidade cristã” e resulta dos contributos “dos vários secretariados diocesanos em ligação com o Secretariado Nacional da Educação Cristã”.

“São orientações, pistas, que servem como ponto de partida para pensar a organização do na catequético sabendo que o imprevisível esta á sempre à porta. Não se trata de um documento fechado, mas de uma reflexão que parte da prática catequética com base no que foi o confinamento”, explica o padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese de Lisboa.

O novo documento resulta da reunião dos secretariados diocesanos, do passado dia 7 de julho, e sustenta a necessidade dos “diversos organismos de coordenação paroquial de catequese, juntamente com os outros catequistas e as famílias, estabelecerem um plano de ação para a catequese paroquial” com base em vários pontos em destaque.

“Muito do que se propõe procura manter algumas das aprendizagens dos catequistas e aprendizagens deste tempo particularmente a introdução do digital na catequese” e quer “atender à vocação especifica do catequista revelando-o com aquele que leva o evangelho a cada situação. A igreja mostra, assim, a sua proximidade à vida das pessoas”, garante o responsável.

O sacerdote destaca “a tentativa de envolver as famílias neste processo” e a “base de confiança que deve ser desenvolvida entre famílias e paróquias”.

“Este documento apresenta uma oportunidade no que diz respeito à personalização dos percursos da fé. O Covid-19 não trouxe apenas problemas, mas também desafios e oportunidade. Uma delas é de olharmos para cada criança e adolescente para o seu percurso e adaptarmos as nossas propostas aquilo que é cada pessoa no seu contexto na celebração dos sacramentos, quer seja a profissão de fé ou o sacramento da confirmação”.

Catequese em regime de b-learning, mais presença dos pais, festas da catequese em pequenos grupos, ou maior presença do digital no percurso catequético são apenas alguns dos destaques do documento que agora fica disponível para as catequeses de todo o país.

Educris|18.07.2020



Recursos:
Orientações para a Catequese em Pandemia:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades