Algarve: 90 adultos pedem à Igreja para ser cristãos

Número recorde de pedidos de adesão à fé na região algarvia

São 90 os adultos que no último fim de semana pediram à diocese do Algarve para iniciar a sua adesão a Jesus na fé da Igreja Católica.

“Para nós, é muito bom poder acolher adultos que pedem para ser batizados”, disse o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, citado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Destes 54 já completaram a preparação e vão, na Vigília Pascal, receber os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia. Os restantes, 36, manifestaram a intenção de iniciar o catecumenado.

O bispo do Algarve disse que o primeiro fim de semana de cada Quaresma “é sempre muito feliz” para a Diocese do Algarve, pois “para nós, é muito bom poder acolher adultos que pedem para ser batizados”, garantiu.

“O Batismo é a porta de entrada. O Batismo é o sacramento essencial ao qual se associa o Crisma, que tem a ver com a ação do Espírito Santo. Para sermos bons cristãos não basta o nosso esforço pessoal, temos de ter ajuda de alguém que é, sobretudo, o Espírito Santo que recebemos já no Batismo, mas de uma maneira mais plena no Crisma. Por isso, o Crisma e abrir-se à ação do Espírito Santo que vem em ajuda das nossas dificuldades em sermos bons cristãos”, desenvolveu.

No sábado, 25 de fevereiro, foram 36 os que manifestaram a intenção de iniciar esse tempo de preparação – catecumenado – que os deverá levar a receber aqueles sacramentos no próximo ano.

“Não devem pensar que, por causa de terem vindo encontrar-se aqui comigo, já ficam obrigados a se batizarem. Não. Isso é uma decisão pessoal. É algo que vocês é que têm de decidir”, explicou D. Manuel Quintas, assegurando aos candidatos a oração das comunidades cristãs.

O ‘Folha do Domingo’ dá conta de que a Igreja tem um percurso próprio para a iniciação cristã dos adultos que começa com um período de pré-catecumenado, com a manifestação do primeiro desejo de ser batizado. Segue-se o tempo de catecumenado, ligado de maneira particular à catequese, ao conhecimento da pessoa de Jesus, da Igreja e da fé cristã. Este tempo termina com o rito de eleição dos catecúmenos e a partir desse dia, a preocupação com os adultos já não é de ordem doutrinal, mas de ordem espiritual. São então convidados a uma caminhada mais intensa de ordem interior. Após a receção dos sacramentos da iniciação cristã, os neófitos (novos filhos) iniciam um período de mistagogia em que são inseridos na vida da Igreja.

Imagem: Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Educris|06.03.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades