Açores: Catequese apresenta «Caminho de Luz» para a vivência do Advento e Natal

Iniciativa do Serviço de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão, quer ajudar todos os anos da catequese com informações e desafios

«Um Cubo de Luz» é a proposta do Serviço de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão, na Vigararia Nascente da Diocese de Angra, para a vivência do Advento e Natal 2020.

“Apostar nestas caminhadas é oferecer aos catequistas, crianças e adolescentes a oportunidade de se sentirem envolvidos pelos dons que Deus disponibiliza a cada um”, explica o padre Carlos Simas, delegado deste serviço no grupo Oriental do arquipélago.

O itinerário «Caminho de Luz» apresenta subsídios do 1.º ao 10.º ano da catequese, com etapas adequadas a cada uma das idades e «O cubo da luz» que explica, sob a forma de jogo, as figuras das quatro semanas do Advento à Epifania: “a sentinela, que vigia; o profeta, que anuncia; São João Batista, como testemunha; Maria e a alegria; no Natal e Festa da Sagrada Família os anjos, o nascimento de Jesus e na Epifania os Magos”.

Para além desta apresentação é proposta uma atividade, em cada uma das semanas da preparação para o Natal.

Com início a 29 de novembro, primeiro domingo do Advento, a campanha pretende marcar o tempo em que a “a Igreja se prepara para a vinda do Senhor que não deixa de vir ao coração de cada ser humano”.

“Este tempo, para além de ser tempo de preparação, é também tempo de meditação, reflexão e vigilância. É, em cada dia, um desafio para que não percamos o ânimo, a esperança e nem arrefeçamos a nossa fé. Sempre despertos para recebermos o Senhor Jesus, nascido em Belém”, explica o sacerdote.

Os materiais estão disponíveis no sítio online do Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missões da Diocese de Angra em formato pdf.

Educris|17.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades