Porto: Formação analisa papel do catequista na «experiência de fé na Web»

Cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues orienta sessão formativa que se realiza online

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) da Diocese do Porto organiza hoje, dia 16 de novembro, a primeira de duas formações em formato online sob o tema «Catequista/testemunha ao serviço de uma experiência de fé na Web».

A iniciativa quer ajudar os catequistas a “valorizar evangelicamente a cultura digital” e “identificar o estilo cristão de estar na Web”.

“Esta dupla formação surge no âmbito do processo formativo catequético e técnico (ferramentas digitais), prolongado de outubro a março, em ordem ao acompanhamento da ação evangelizadora no mundo digital e quer ajudar a compreender as qualidades da presença cristã no mundo digital”, afirma Isabel Oliveira, responsável pelo SDEC-Porto.

Com início às 21h15, a webconferência realiza-se no Zoom com retransmissão em direto nas redes sociais Facebook e Youtube da Catequese do Porto.

Recentemente editado em português o Diretório para a Catequese desafia a catequese a “aprender modalidades comunicativas eficazes, além de garantir uma presença na rede que dê testemunho dos valores evangélicos”.

O novo documento orientador para o setor lembra que “a Igreja é chamada a refletir sobre a peculiar modalidade de procura de fé dos jovens digitais e, por conseguinte, a atualizar as suas modalidades de anúncio do Evangelho para a linguagem das novas gerações, convidando-as a criar um novo sentido de pertença comunitário, que inclua e não se esgote naquilo que elas experimentam na rede”.

O Cónego Luís Miguel Figueredo Rodrigues disse ontem ao EDUCRIS ques este novo documento para o Setor da Catequese "apresenta desafios para a conversão pastoral da Igreja”.

“Não se trata de um slogan ou de um conceito abstrato. Este Diretório responde, de facto, a uma grande sede de organização pastoral para os desafios que hoje temos e que esteve na origem do próprio Concílio Vaticano II”, explicitou.

A 3 de dezembro, pelas 21h15, decorre a segunda webconferência sobre o tema.

Educris|16.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades