Lisboa 2023: Patriarca apela à inscrição de voluntários e famílias de acolhimento

D. Manuel Clemente envia mensagem a dois meses do maior acontecimento já organizado em Portugal

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, apelou ontem, à inscrição de voluntários e famílias de acolhimento para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“É uma ocasião única para nós, em Portugal, e que queremos oferecer a toda a gente que venha, mas precisamos de muitos voluntários, para que, nas diversas missões que é preciso levar por diante, estejam connosco a preparar a Jornada e, depois, a efetivá-la”, indicou D. Manuel Clemente, num vídeo divulgado para assinalar os dois meses para o início da JMJ Lisboa 2023.

Ontem mesmo, pela manhã, o Comité de organização local, tinha apresentado a JMJ Lisboa 2023 em 12 números onde salta à vista a inscrição de 20 mil voluntários e a necessidade de “outros 10 mil”.

O prelado considera que estes são dias de “urgência” para a organização face à crescente procura das inscrições e a proximidade do evento.

“A urgência que o tempo traz, porque já estamos muito perto, mas sobretudo a necessidade de reforçar o voluntariado, gente que esteja disponível para estar connosco, nesta reta final, a preparar esta grande ocasião de encontro de jovens de todo o mundo”, sustenta.

A organização portuguesa anunciou a pré-inscrição de 600 mil peregrinos pré-inscritos, mais de 400 mil na fase 2 e 200 mil com inscrição completa, com representação de 184 países.

Na mensagem do prelado faz um apelo às famílias de acolhimento lembrando-lhes que “a experiência das Jornadas, das famílias que acolheram peregrinos é, geralmente, muito positiva, criam-se amizades para o futuro”.

“Quanto mais forem melhor, também para elas, porque vão lucrar muito com isso”, completa.

Nas três dioceses de acolhimento, Lisboa, Setúbal e Santarém, contabilizam-se cerca de 6 mil famílias que se prontificaram para acolher peregrinos.

A JMJ Lisboa 2023 vai contar com uma programação diversificada, estando já anunciados o "Festival da Juventude", a "via-sacra", a "Cidade da Alegria" a "Feira Vocacional" e o "Parque do Perdão".

Educris|02.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades